Ao menos onze universidades estaduais e federais suspenderam o calendário das matrículas de estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que estava previsto para iniciar nesta segunda-feira (27). As instituições informaram que ainda não receberam do Ministério da Educação (MEC) a lista de pessoas aprovadas, o que inviabiliza a realização do cadastro dos alunos. Esse atraso, no entanto, não interfere na aprovação dos candidatos.
Procurado, o MEC ainda não respondeu sobre o ocorrido, nem sobre um possível ajuste no calendário de matrículas.
Há ainda universidades como a Universidade Federal do Agreste do Pernambuco, que comunicou a suspensão da matrícula na data de hoje, mas já informou que será iniciada nesta quarta-feira (29).
Em nota, as instituições informaram que estão acompanhando os esforços do MEC para o processamento dos dados necessários à implementação da solicitação de matrículas online do Sisu 2025.1. Elas não informaram, no entanto, uma data de início, já que dependem das informações do ministério.
Para saber se você aprovado, basta acessar o sistema, clicar na opção "resultado da chamada regular" e consultar se houve aprovação em sua primeira ou segunda opção. A matrícula na universidade, a princípio, vai até o dia 31 de janeiro.
O candidato selecionado pelo Sisu deve consultar a instituição de ensino em que foi aprovado para verificar a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula, se de forma digital ou presencial, bem como os períodos e horários estabelecidos para a entrega da documentação e para a realização dos demais procedimentos relacionados à matrícula.
Problemas no processamento de dados
Previsto para ser divulgado neste domingo, o resultado Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 acabou atrasado por uma lentidão não prevista no processamento das informações dos candidatos. As notas foram divulgadas na manhã de segunda-feira.
As equipes técnicas do Ministério da Educação trabalharam para a divulgação do resultado até a madrugada desta segunda. Os resultados foram ao ar próximo das 7h.
*Fonte: Oglobo
|