Quem trabalha ou estuda em período integral não precisa comprometer o cuidado com a saúde para dar conta das atividades do dia a dia. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta serviços de atenção básica em horários fora do chamado expediente comercial, das 8h às 17h, e também aos sábados, domingos e feriados, em unidades específicas distribuídas em todas as zonas geográficas urbanas da capital.
A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa em exercício, Aldeniza Souza, informa que a rede municipal tem hoje nove unidades de saúde em funcionamento além do horário comercial, das quais oito atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Já a Clínica da Família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, recebe a população nos dias úteis, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
“É uma estratégia para atender as pessoas que não têm tempo disponível no horário regular”, pontua a subsecretária, enfatizando que a ampliação de dias e horários de funcionamento assegura o acesso da população aos atendimentos da atenção primária todos os dias. “Na clínica Carmen Nicolau, temos a oferta de serviço de segunda a segunda: vacina, curativo, profilaxia da raiva humana, consulta médica, consulta de enfermagem e tudo mais que a carteira de serviços da atenção básica oferece”, aponta.
Leia também:
ProJovem Urbano inicia na rede municipal de ensino de Manaus
Semsa relata experiência nas imunizações no congresso “O SUS que falta no Brasil"
A estratégia de manter unidades em horário ampliado foi adotada pela Semsa Manaus há 10 anos, beneficiando usuários que têm pouca ou nenhuma disponibilidade de tempo por conta de atividades laborais ou de estudo. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, situada no bairro Compensa, ainda que menor que aquela do horário regular, a demanda após as 17h é significativa, como explica a diretora Fabiana Encarnação.
“É uma procura expressiva, pelo menos até as 20h, e ainda após esse horário vêm pessoas para retirar medicamentos, tomar vacina ou pedir informações. E, nos sábados, as pessoas têm buscado cada vez mais. Eles procuram esse horário, o que é muito positivo”, afirma a gestora, avaliando que a estratégia beneficia especialmente quem labora fora do horário regular, como trabalhadores domésticos.
Lista das unidades básicas de saúde de horário ampliado da Semsa Manaus (*)
Zona Norte
- Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
- USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1
- USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina
Zona Sul
- USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores
Zona Leste
- USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
- USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
- USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
Zona Oeste
- USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
- USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1
-
(*) Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h; exceto a Clínica da Família Carmen Nicolau, aberta nos dias úteis, sempre das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h
Com informação da Semcom
|