Documento sem título






 















29/03/2023




Uma paciente em tratamento contra o câncer encontrou, na alimentação e na suplementação orientada por profissional de nutrologia, um aliado capaz de salvar sua vida. O caso real foi contado em uma palestra no encerramento das ações pelo Março Lilás, de combate ao câncer de colo de útero, promovido pelo Grupo Atem, às mulheres que trabalham na empresa.

 

 

O Grupo Atem convidou a ginecologista Heliomara Teles; a oncologista Brena Uratani; e a nutróloga Nélia Mendonça para falar da prevenção do cancêr

 

 

O evento aconteceu na última segunda-feira (27), em área de eventos do Restaurante Coco Bambu. 

 

 

Para falar sobre a importância da integração das especialidades médicas no tratamento e prevenção do câncer, o Grupo Atem convidou a ginecologista Heliomara Teles; a oncologista Brena Uratani; e a nutróloga Nélia Mendonça para falar sobre o assunto. O exemplo citado no início do texto foi de uma paciente ao descobrir que a quimioterapia a estava “matando”, como ela contou. 

 

 

A quimioterapia, explicou a paciente, não é seletiva e combate tanto células doentes como sãs. E foi graças à intervenção e assistência de uma nutróloga que a paciente pôde fazer o mapeamento fisiológico e equilibrar seu organismo para corresponder ao tratamento, tornando, assim, a quimioterapia eficaz.

 

 

A coordenadora do programa Atem Vida e Saúde, psicóloga Tatiana Nogueira, disse que o evento referente ao Março Lilás, dentro do programa Atem Vida e Saúde, teve como objetivo conscientizar a população, e em especial o público feminino, sobre a prevenção e enfrentamento do câncer de colo de útero. O tema do encontro foi "Atem e Você: Útero é o lugar onde a vida começa, não onde tudo termina!".

 

 

De acordo com a psicóloga Tatiana Nogueira, o projeto Atem Vida e Saúde busca construir uma cultura de autocuidado no Grupo Atem. “Todos são importantes em suas diversidades, singularidades e subjetividades”, destaca a psicóloga.

 

 

Câncer de colo de útero no Amazonas

 

Heliomara Teles falou sobre os índices sobre o câncer de colo de útero no Amazonas, que continuam em primeiro lugar em incidência, superando o câncer de mama. Ela incentivou as mulheres a fazerem o exame Papanicolau, fundamental para a prevenção e também lembrou sobre a possibilidade de fazerem uso da vacina contra o HPV, considerado o grande vilão entre as causas do câncer do colo de útero. 

 

 

A oncologista Brena Uratami e a nutróloga Nélia Mendonça também ressaltaram a importância da medicina integrativa para a cura contra o câncer, mas também chamaram atenção para a responsabilidade pessoal de cada mulher sobre a vida de cada uma. Isto envolve os cuidados anteriores sobre o corpo, desde ter uma boa noite de sono até se manter a boa alimentação, evitando-se a comida industrializada. 

 

 

“Faça os exames necessários, mas é importante voltar ao médico para que avalie os resultados”, destaca Nélia, falando da relação de parceria que deve haver entre médico e paciente.

 

 

Confira a palestra com as três especialistas

 

 

Compartilhe

<p><span style="background-color:rgb(255, 255, 255); color:rgb(51, 51, 51); font-family:sans-serif,arial,verdana,trebuchet ms; font-size:18px">Tratamento contra o câncer deve envolver multiprofissionais, ressaltam especialistas em palestra da Atem</span></p>




 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp