Documento sem título






 















18/01/2023




O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), intensificou o corpo a corpo na campanha pela reeleição ao comando da Casa. Sem concorrentes até o momento na disputa, Lira pretende agregar um bloco em seu apoio que abrigue desde o PL até o PT.

 

 

Foto: divulgação

 

 

Arthur Lira convidou a futura bancada de deputados federais do Amazonas eleitos em outubro para um encontro nesta terça-feira (17).

 

A reunião está prevista para ocorrer nesta terça-feira à noite, em Brasília. Segundo o deputado federal Saullo Vianna (UB), o convite partiu de Lira e foi pedido para tratar da sucessão na Câmara.

 

“Ele está convidando para tratar sobre a eleição da Câmara”, confirma Saullo. A eleição que vai definir o novo comando do Congresso Nacional ocorre em 1° de fevereiro.

 

Perguntado o que a bancada vai pedir em troca do apoio, Saullo Vianna se limitou a dizer que o encontro ainda não ocorreu.

 

Vai ouvir a todos

 

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) disse por meio da assessoria de imprensa que vai ouvir todos os candidatos por entender que as outras propostas podem ou não trazer benefícios ao Amazonas.

 

“Quem apresentar propostas que contemplem o espaço necessário para a bancada do Amazonas atuar de forma efetiva terá meu voto de confiança”, comentou Amom.

 

A bancada amazonense é composta por oito deputados federais. Nas eleições de outubro de 2022, metade dos deputados não se reelegeram: José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PSD), Bosco Saraiva (SD) e Delegado Pablo (UB).

 

Átila Lins (PSD), Capitão Alberto (PL), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos) conseguiram se manter na Câmara por mais quatro. As outras quatro vagas foram ocupadas por novatos no cargo: Adail Filho (PP), Amom Mandel, Saullo Vianna e Fausto Júnior (UB).

 

A metade dos recém eleitos (2) derivam da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e integram o partido do governador Wilson Lima, o União Brasil (UB).

 

Quando concorreu pela primeira vez em 2021, Arthur Lira visitou o Amazonas. Na época, ele foi à fábrica da Moto Honda da Amazônia e se comprometeu com a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM).

 

Lira foi eleito naquele ano com o deputado federal Marcelo Ramos, na época no PL de Valdemar Costa, como vice-presidente da Câmara. A eleição de Lira ocorreu em meio a liberação de vultosas emendas parlamentares do chamado orçamento secreto durante a votação em fevereiro de 2021.

 

No ano passado, por causa de declarações contrárias ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), Arthur Lira destituiu Marcelo Ramos da vice-presidência colocando no lugar um nome do PL.

 

Com informação do ACritica

 

Compartilhe

<p><strong>Lira intensifica campanha de reeleição à presidência da Câmara e corteja apoio de parlamentares do Amazonas</strong></p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp