O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (6/5) para integrar o Conselho da Itaipu Binacional a ex-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, esposa do líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Ela cumprirá mandato até 16 de maio de 2024 com um salário de cerca de R$ 25 mil.
Maria Aparecida Borghetti, ex governadora do Paraná
Na mesma publicação, veio a exoneração de Carlos Marun (MDB), nomeado para o Conselho de Administração pelo ex-presidente Michel Temer e reconduzido ao cargo por Bolsonaro.
A Itaipu possui um Conselho de Administração composto por 12 conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Realiza ainda seis reuniões ordinárias por ano. Excepcionalmente, podem ser convocadas reuniões extraordinárias.
A missão do grupo, entre outras atribuições, é a de definir as diretrizes fundamentais da administração da empresa e seu regimento interno; aprovar o orçamento para cada exercício e examinar o relatório anual.
Em nota, Marun afirmou que sua substituição do conselho é "resultado de um diálogo que já acontecia há mais de 40 dias". Ele agradeceu a Temer e Bolsonaro e desejou "pleno êxito" a Borghetti, lembrando que a mesma é esposa do seu "amigo", o deputado Ricardo Barros.
Com informação do Correio Braziliense
Fotos: Divulgação
|