No plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral, o governador Wilson Lima (União), que disputa a reeleição, relaciona 44 propostas para um novo mandato, caso seja reeleito.
Entre as promessas está um novo concurso público para a PM (Polícia Militar) em 2023, a destinação de R$ 1 bilhão em financiamento para pequenos empreendedores e a ampliação de 133 quilômetros da rede de gás natural no estado, elevando o alcance do abastecimento para 300 quilômetros.
O governador não especifica as ações para tornar práticas a propostas. Também não há projeção orçamentária.
Propostas
Na educação, Wilson Lima promete ampliar o programa Educa+ Amazonas e ofertar cursos técnicos a alunos do ensino médio da rede estadual.
Para a saúde, a meta é ampliar o programa Saúde nas Calhas com a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e construção de policlínicas em municípios. Outra promessa é aumentar a oferta de cirurgias para pacientes crônicos, como cardiopatas, e realizar mutirões permanentes de saúde na capital e no interior.
Na segurança pública, além do novo concurso da PM, existe a previsão de convocar aprovados no concurso deste 2022; investimento tecnológico no combate a crimes cibernéticos e criação do projeto Ribeiro Seguro, para patrulhamento fluvial em municípios do interior.
Entre as propostas de incentivo à geração de emprego e renda está a manutenção da concessão de benefícios fiscais para a conquista de competitividade das empresas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus). Também propõe intervenção no turismo, mineração sustentável, bioindústria e energia renováveis. Também cita 160 obras de infraestrutura.
Ainda com recursos da Afeam, promete ampliar a oferta de kit veicular de gás para estímulo de uso de GNV (Gás Natural Veicular).
Das demais propostas, muitas são ampliações, como o Asfalta Manaus, para se estender a todos os municípios do interior, e o Auxílio Estadual, com promessa de atender 50 mil famílias.
Em relação a novas obras, chama atenção a proposta de iniciar a construção do complexo da nova Manaus Moderna, incluindo a orla e a feira, bem como da nova Marina do Davi. A obra na Manaus Moderna também já foi apresentada com mais detalhes do projeto pelo prefeito David Almeida (Avante), apoiador de Lima.
Com informação do Amazonas Atual
|