O rei Charles e seus dois filhos, os príncipes William e Harry, e outros membros da família real vão participar de uma procissão solene em Londres na qual o caixão da rainha Elizabeth II será levado do Palácio de Buckingham ao Parlamento nesta quarta-feira (14), onde ficará exposto para visitação pública por quatro dias.
Foto: divulgação
A rainha morreu na semana passada, no castelo de Balmoral, na Escócia. O país entrou em 10 dias de luto oficial.
Trajeto até o Parlamento
Na tarde de quarta-feira, a coroa imperial do Estado será colocada no topo do caixão, juntamente com uma coroa de flores.
Charles e outros membros da realeza vão orar perto do corpo e, às 14h22 (10h22 de Brasília), o caixão será colocado em uma carruagem para ser levado até Westminster Hall, um edifício medieval que faz parte do complexo de prédios do Parlamento.
Charles deve caminhar em silêncio atrás da carruagem com todos os outros membros da realeza, incluindo seus irmãos Anne, Andrew e Edward.
William e Harry também estarão na procissão.
Kate, mulher de William, e Meghan, mulher de Harry, Meghan, viajarão de carro, assim como Camilla, a rainha consorte.
As ruas do centro de Londres serão fechadas para o tráfego. Espera-se que grandes multidões se alinhem para assistir à procissão.
No Hyde Park, serão efetuados tiros a cada minutos, e o relógio Big Ben, do Parlamento, vai tocar.
Quando o cortejo chegar ao Westminster Hall, o caixão será carregado por soldados e colocado em um suporte de madeira. Haverá uma breve cerimônia conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Igreja Anglicana.
Quatro dias de visitas
O corpo da rainha será visitado durante quatro dias, até o funeral, em 19 de setembro. São esperadas cerca de 750 mil pessoas. Já há filas para as visitas, que devem chegar a uma extensão de até 7,5 quilômetros.
O evento de quarta-feira deve ser relativamente pequeno. A procissão cerimonial de grande escala, no dia 19 de setembro, provavelmente será uma das maiores que o país já testemunhou.
Com informação da Reuters
|