Por Dulce Maria Rodriguez
No próximo dia 26, última sexta-feira de novembro, a Internet vai tremer! Vem aí a Black Friday e o melhor período do ano para comprar produtos pela metade do preço ou com descontos ainda mais animadores. Segundo a pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black Friday’ 60% dos entrevistados pretendem comprar na data, enquanto 24% ainda estão em dúvida.
Os clientes estão mais interessados em comprar itens de necessidade do que de desejo
A data já é tradição nos Estados Unidos, e no Brasil ganha cada vez mais importância no calendário do varejo.
A pesquisa mostrou que ao todo, 51% dos entrevistados disseram pretender comprar itens de electrônicos e informática, 45% electrodomésticos e eletroportábeis e 36% moda e acessórios.
O estudo desenvolvido pela All iN | Social Miner - empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização - em parceria com a Opinion Box, ouviu 1018 brasileiros, de todas as regiões e classes sociais, entre os dias 13 e 18 de outubro de 2021.
Outro resultado foi que os clientes também estão mais interessados em comprar itens de necessidade do que de desejo, pensando sempre na melhor promoção.
Outro fato a se destacar é que 26% das pessoas pretendem adiantar as compras de Natal e 22% estão abertas a comprar itens que não planejaram, mas que seriam interessantes se encontrassem ofertas.
Alem disso, dado interessante é que 34% dos respondentes têm o hábito de sempre criar uma lista com os produtos que querem comprar.
Destacar é o desafio das lojas
Para Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner, um dos grandes desafios do lojista na data é se destacar diante de uma infinidade de lojas, produtos e ofertas.
"A disputa por atenção na Black Friday é imensa e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas. É inclusive o que mostra a nossa pesquisa sobre as tendências do Social Commerce ".
E os anúncios parecem estar surtindo efeito: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp.
E o e-mail marketing continua com tudo: 47% dos consumidores afirmam que interagem com as promoções que recebem por este meio.
De acordo com Ricardo, "os dados da pesquisa apontam que a Black Friday abre oportunidades não só durante mas também antes e depois do evento, para cobrir diversas etapas da jornada de compra, desde a conversão de visitantes em consumidores cadastrados, até a retenção de quem já comprou ou o incentivo para quem ainda não comprou mas já deu a dica sobre o que procura".
Dicas para aproveitar a data ao máximo
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o consumidor deve seguir algumas recomendações para não cair em armadilhas:
– Compre de loja confiáveis: verifique a idoneidade dos estabelecimentos participantes.
– Procure por ofertas reais: acompanhar os valores antes da data
– Verifique os certificados de segurança da loja: nas compras realizadas no e-commerce, o uso de certificados digitais HTTPS é um indicador de confiabilidade do site
– Evite e-mails com falsas promoções
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