A cheia do rio Negro em Manaus obrigará a retirada dos feirantes da Manaus Moderna para uma balsa flutuante. Para verificar o local que abrigará os comerciantes, o prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou as obras de construção da balsa, localizada no centro da cidade.
A expectativa é de que até o próximo final de semana o local seja entregue aos trabalhadores.
Projeto da "Feira Flutuante". Fonte: Semacc
Os permissionários serão transferidos, temporariamente, em virtude da alta no nível do rio Negro, que nesta quarta-feira atingiu a cota de 29,56m, quatro centímetros a mais que a registrada na terça-feira, 11/4, comprometendo algumas ruas da área central da cidade.
“Vamos colocar à disposição da população e dos feirantes 200 boxes construídos em cima de uma balsa com toda a infraestrutura, cobertura metálica, banheiros químicos e 20 agentes de limpeza para fazer a manutenção. Vamos colocar também uma balsa auxiliar para recolher o lixo, evitando que ele vá para dentro do rio. Teremos essa estrutura pelos próximos 90 dias, em função, exatamente, dessa cheia que se aproxima como a mais severa de todos os tempos”, explicou Almeida.
A “feira flutuante” será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
Cuidados sanitários
A fim de manter todos os cuidados sanitários, o prefeito explicou que haverá divisão entre os setores de carne e peixe, além de existir uma área reservada para os restaurantes. “Estamos buscando fazer essa organização, para que venhamos a ter uma condição mínima possível de poder fazer a comercialização dos produtos aqui neste local.
“Nas laterais, vamos ter o setor de peixe e carne. No centro, teremos a lanchonete e as estivas. A Prefeitura está trabalhando, nesse sentido, para oferecer uma situação sanitária melhor, pois vamos ter manutenção, limpeza e colocando uma estrutura de qualidade para a população”, disse.
Previsão
O secretário da Semacc, Renato Júnior adiantou que a inauguração do local provisório deve acontecer na próxima semana. “Em sete ou oito dias, começaremos a transferência de alguns boxes para cá”.
Caso a cheia ultrapasse a estimativa e seja necessário transferir mais feirantes, o secretário também confirmou que a estrutura oferecida na balsa pode ser ampliada. “Estamos trabalhando de acordo com as previsões de cheia que temos, mas se a situação exigir, estamos preparados para trazer mais balsas para a Manaus Moderna”, finalizou.
Alinhado
Durante a fiscalização, David Almeida revelou que a estrutura montada na balsa foi definida em acordo com os permissionários. “Em uma reunião com os feirantes, foi proposto esse estilo, este modelo, e os feirantes aceitaram, acordaram, e aqui nós vamos ter uma condição bem melhor, inclusive com relação à questão sanitária”, finalizou o prefeito.
Com informação do Em Tempo e da assessoria da Prefeitura de Manaus
Fotos: Divulgação
|