A Prefeitura de Manaus liberou a vacina contra a influenza (gripe) para toda a população, com seis meses de idade ou mais, a partir desta semana, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.
Foto: Semsa
A influenza, conhecida popularmente como a gripe, é uma doença que pode se agravar e evoluir para um óbito, mas ela é imunoprevenível, ou seja, a vacina é a melhor estratégia para evitar esse agravamento.
De acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho, os usuários já podem buscar uma das 171 salas de vacina da Semsa, das 8h às 17h nas unidades de horário normal, e até às 20h nas unidades de horário ampliado. “Essa vacina vai ficar disponível enquanto houver doses e depois só voltará a ser oferecida na próxima campanha, ano que vem”, assinalou.
Endereços e documentos
Os endereços e horário de funcionamento das unidades com salas de vacina estão disponíveis no site da secretaria semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente pelo link bit.ly/salasdevacinamanaus.
O público em geral deve apresentar documento de identidade com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina para receber a vacina.
“As pessoas que têm interesse em se imunizar contra a gripe devem buscar uma unidade de saúde o quanto antes. Hoje, na Semsa, temos mais de 150 mil imunizantes contra a influenza em estoque”, disse Isabel.
A vacina contra a influenza (trivalente) protege contra três cepas do vírus, a H1N1, H2N3 e linhagem B/Victoria.
|