Documento sem título






 











Ucrânia diz que Rússia iniciou nova ofensiva em Donbass



Ucrânia diz que Rússia iniciou nova ofensiva em Donbass

11/04/2022




A última ofensiva da Rússia na região leste do Donbass começou, disse um alto funcionário ucraniano nesta segunda-feira (11), alertando que a Rússia continua acumulando forças no local.

 

A ofensiva também foi observada e relatada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido nesta segunda-feira

 

 

“Temos que entender que não será a repetição de 24 de fevereiro, quando os primeiros ataques aéreos e explosões começaram e dissemos: ‘A guerra começou.’ A grande ofensiva de fato já começou.”

 

 

Denysenko observou explosões durante a noite na região de Dnipropetrovsk e disse que o bombardeio de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, também continuou.

 

 

Além disso, o uso prévio de munições de fósforo pelas forças russas na região de Donetsk também aumenta a possibilidade de seu futuro emprego em Mariupol, à medida que a luta pela cidade se intensifica, disse a inteligência militar britânica.

 

 

Corredores humanitários

 

Em meio ao avanço dos russos, nove corredores humanitários para evacuar pessoas das regiões do leste sitiadas da Ucrânia foram acordados para esta segunda entre Kiev e Moscou, incluindo cinco na região de Luhansk, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

 

 

Segundo autoridades europeias, a ofensiva russa na região leste da Ucrânia faz parte de uma estratégia de tentar obter algum tipo de vitória na guerra até o dia 9 de maio. Na data, o país comemora o Dia da Vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

 

 

Novas sanções

 

Mais sanções da União Europeia contra a Rússia são uma opção, disse o principal diplomata do bloco nesta segunda, quando perguntado se a UE está pronta para considerar um embargo de petróleo russo.

 

 

“As sanções estão sempre na mesa”, disse Josep Borrell a repórteres ao chegar para uma reunião com os ministros das Relações Exteriores da UE em Luxemburgo. “Os ministros vão discutir quais são os próximos passos”, disse ele.

 

 

O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse que a Comissão Europeia está trabalhando em detalhes de um embargo de petróleo à Rússia como parte de um possível próximo pacote de sanções, mas que nada foi decidido ainda.

 

 

Aeroporto de Dnipro foi destruído, diz Ucrânia

 

Forças russas realizaram ataques com mísseis neste domingo (10) nas regiões de Dnipropetrovsk, Mykolaiv e Kharkiv, localizadas no leste e sul da Ucrânia, o que resultou na destruição do aeroporto de Dnipro, disse o chefe da administração regional do local, Valentyn Reznichenko.

 

 

“É mais um ataque ao aeroporto de Dnipro”, disse ele. “Já não sobrou nada. O aeroporto e a infraestrutura próxima foram destruídos. Mas os mísseis continuam voando.”

 

 

A nova investida foi realizada com mísseis de lançamento marítimo de alta precisão e atingiram “o quartel-general e a base do batalhão nacionalista de Dnipro, onde chegaram reforços de mercenários estrangeiros outro dia”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, o general Igor Konashenkov, em um comunicado.

 

 

Além disso, também foram alvos a “área do assentamento de Stara Bohdanivka, região de Mykolaiv e no aeródromo militar de Chuhuiv [na região de Kharkiv]”, onde foram destruídos “lançadores dos sistemas de mísseis antiaéreos S-300 ucranianos”, complementa a nota.

 

 

Veja o que foi destaque nas últimas 24 h:

 

*Primeiro-ministro da Áustria se encontrará com Putin em Moscou nesta segunda

*Nova fase ofensiva em Donbass já começou, diz Reino Unido e Ucrânia

*Rússia realiza novos ataques e atinge aeroporto de Dnipro

*Boris Johnson se réune com Volodymyr Zelensky em Kiev

*Rússia ataca depósitos de munição ucraniana

*Ataque a estação de trem em Kramatorsk deixa ao menos 50 mortos; governo russo nega autoria;

*Mais de 160 corpos foram achados em Bucha;

*União Europeia vê indícios de crimes de guerra na Ucrânia;

 

 

Com informação da CNN Brasil

Compartilhe

<p>Ucrânia diz que Rússia iniciou nova ofensiva em Donbass</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp