A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou nesta sexta-feira (19) que ganhou a posse dos terrenos da Alfândega e do antigo “Selva Park”. Os locais vão ser usados no plano de expansão da universidade. O informação foi confirmada pelo reitor André Zogahib.
A novidade foi anunciada durante a cerimônia de posse de diretores, coordenadores de qualidade e coordenadores de curso, em Manaus. Zogahib destacou que a doação dos terrenos, por parte da Secretaria de Patrimônio da Uniao (SPU), foi resultado de uma parceria encabeçada pela UEA e pelo Deputado Estadual Sinésio Campos (PT - AM).
O prédio da Alfândega, no centro de Manaus, teve o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Am) para ser doado para a universidade. Por se tratar de uma construção histórica e tombada, o reitor disse que o planejamento é fazer dela um ponto de referência para a Escola de Artes e Turismo.
“Para exposições, para mostras e uma série de outras situações. Mas é um prédio da universidade, para ser utilizado pelas escolas da capital e centros do interior”
Já o terreno do Selva Park, um antigo balneário que funcionou no bairro Da Paz, Zona Centro-Oeste de Manaus, até 2012, foi concedido dentro de outro objetivo, desonerar os gastos da UEA com o aluguel de prédios aqui na capital do estado. Parte dos 142 mil metros quadrados vai ser usada para a construção de um mini campus.
As operações de posse não vão custar nenhum centavo para a universidade. Por enquanto, não há prazo para que as obras de transferência e ocupação aconteçam na capital do Amazonas. O reitor destacou que os trâmites legais estão em fase final de execução.
*Fonte: Acrítica
|