Foto: Divulgação
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) realizou o lançamento do mais recente volume da “Extensão em Revista”, material que promove inovações significativas que reforçam o compromisso com a disseminação de conhecimento e a valorização da extensão universitária.
Nesta edição, o periódico apresenta importantes mudanças editoriais ao adotar o modelo de publicação em fluxo contínuo, o que permite maior agilidade na avaliação e publicação dos manuscritos aprovados. Além disso, pela primeira vez o periódico será publicado em dois idiomas: português e inglês, em busca da entrega das discussões para um público internacional.
Entre os destaques deste novo volume, está a entrevista com Curumiz, duo artístico de Parintins conhecido por produzir, em 2022, o famoso mural “Vitória da Cultura Popular”, do 55º Festival Folclórico de Parintins. A dupla é homenageada na capa da revista com a obra “O menino e o tucano”.
O volume contém, ainda, uma rica diversidade de temas relacionados à cultura, educação e sustentabilidade no Amazonas por meio de artigos originais, artigos de reflexão, relatos de experiência e resenhas acadêmicas. A estreia dessa seção foi produzida pela Prof.ª Dra. Marta Lenise do Prado, que analisa a obra “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem”.
A seção de relatos de experiência destaca dois projetos extensionistas que ilustram a interação entre universidade e sociedade, com foco em áreas temáticas como saúde e cultura. Complementando o volume, um artigo especial que resgata a trajetória de 9 anos do periódico “Extensão em Revista”, que apresenta dados sobre sua contribuição para o fortalecimento da extensão universitária e seu impacto nas comunidades locais.
Com estas inovações, a “Extensão em Revista” reafirma seu papel como veículo de valorização e difusão de práticas extensionistas ao unir o diálogo entre a academia e a sociedade. Todos os trabalhos estão disponíveis, gratuitamente, no portal de periódicos da UEA e podem ser conferidos no perfil da Proex no Instagram (@proexuea).
*Fonte: UEA
|