A Escola do Futuro – Hub de Inovação Educacional da Amazônia é o novo espaço da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA). O local foi projetado para ser um polo de excelência regional, com foco em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais emergentes como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
O pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd) da UEA, Prof. Dr. Fabio Carmo Plácido, representando o reitor, Prof. Dr. André Zogahib, ressaltou que o espaço trará uma nova perspectiva para os profissionais da educação. “É realmente trazer a tecnologia, trazer o pensamento tecnológico para a sala de aula, porque a gente precisa transformar a educação desse estado e transformar a educação do Brasil, e esperamos que a escola proporcione isso.”
De acordo com o diretor da ENS, Prof. Dr. Otávio Rios, o centro de pesquisa irá preparar docentes para enfrentar os desafios atuais e transformá-los na nova geração de professores que precisam estar capacitados com as novas tecnologias educacionais. “Esse é um esforço que a universidade está fazendo com o objetivo de contribuir e formar, não apenas os professores da UEA, mas atingir, também, outros públicos como os professores da Semed, Seduc e de outras redes que possam trabalhar conosco”, complementou.
Além disso, a ação também busca futuras parcerias com o setor industrial, utilizando recursos da Lei de Informática para incentivar a construção dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área educacional.
Durante a cerimônia, ocorreu visitação às instalações do lugar, descerramento de placa, apresentação de salas de desenvolvimento, espaços colaborativos e áreas equipadas com dispositivos tecnológicos.
Cursos em desenvolvimento
Os projetos da Escola do Futuro são direcionados à formação de professores pela iniciação científica, extensão e ensino. O “Programa de Capacitação de Professores de Alta Performance em Inteligência Artificial”, incluso no projeto, já vem desenvolvendo os educadores na utilização da Inteligência Artificial para auxiliar nos trabalhos administrativos e pedagógicos, por meio de aulas práticas e teóricas realizadas no laboratório de informática da ENS. Atualmente, o curso já está trabalhando na formação da segunda turma. Além dele, o Hub também deu início a um projeto de PD&I voltado à sustentabilidade.
Parcerias
A construção contou com parcerias estratégicas com a Universidade Federal do Pará (UFPA); a startup Inteceleri Tecnologia para Educação (EduTech), do Pará; e Programas de Pós-Graduação vinculados à ENS, como o Programa de Ciências Humanas (PPgich); o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC).
*Fonte: UEA
|