Documento sem título






 











UEA e universidades da Região Norte lançam projeto Amazônia na Rede



UEA e universidades da Região Norte lançam projeto Amazônia na Rede

30/07/2024




Foto: Divulgação/UEA

 

MANAUS/AM - Com o objetivo de capacitar e integrar os profissionais da saúde na região Norte, incluindo áreas remotas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou o projeto Amazônia na Rede (SIG AMAREDE) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade de Rondônia (Unir).

 

O SIG AMAREDE promoverá sessões de videocolaboração para debates, discussões de casos, aulas, pesquisas e avaliações a distância em várias especialidades médicas, integrando profissionais de diferentes níveis de formação.

 

A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira (29/07), na Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

 

Adriana Taveira, coordenadora da Uddae/Telessaúde UEA, destacou a importância da colaboração entre universidades e profissionais de diversas áreas. “Entendendo que a atenção primária à saúde e que o cuidado com as pessoas precisam ter essa abrangência, esse multiolhar de todas as profissões, estamos lançando o primeiro SIG com as universidades da região Norte, chamado Amazônia na Rede em que, inicialmente, estamos trabalhando em parceria com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Rondônia e Universidade Federal de Roraima“, explicou.

 

Riselda Vinhote, coordenadora da Rede Universitária de Telessaúde (Rute/UEA), enfatizou os desafios geográficos da região Norte e a importância do SIG para melhorar a qualidade de vida. “É importantíssimo, porque o Norte tem mais dificuldade devido a sua geografia e o acesso se dá pelos rios. Para o paciente chegar até nós é uma dificuldade. A ideia não é só ficar com o SIG. A ideia é que a gente melhore a qualidade de vida das pessoas, a qualidade de vida dos profissionais que estão atendendo e que a gente, também, trabalhe não somente a telessaúde, mas outras tecnologias com toda a Amazônia, com todos os estados do Norte”, relatou.

 

A Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o objetivo de aprimorar projetos em telemedicina.

 

*Com informações da UEA

Compartilhe

<p>UEA e universidades da Região Norte lançam projeto Amazônia na Rede</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp