Foto: Divulgação
MANAUS/AM - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai comemorar os 15 anos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) com um evento especial nos dias 21 e 22 de agosto, no auditório da Reitoria da UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, 3.578, bairro Flores. A programação inclui palestras, relatos de experiências, mesas-redondas e exposições.
Segundo a professora Luciane Lopes de Souza, coordenadora do Parfor na UEA, o programa tem sido fundamental na formação de professores da educação básica no Amazonas desde o seu início.
“A UEA atende uma demanda de professores que precisavam de formação nas áreas que atuam. Então, sabemos que a região Norte tem uma demanda reprimida muito grande para formar professores de educação básica em vários cursos, especialmente em Pedagogia, que é um dos cursos onde mais existem demandas. A universidade tem cumprido essa missão desde 2009 e já foram formados mais de 2,4 mil professores ao longo desses 15 anos”, explicou.
A UEA oferece cursos pioneiros dentro do Parfor, como Ciências da Religião, Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciatura Intercultural Indígena, com muitos egressos do programa já cursando mestrado. Muitos dos professores formados pelo Parfor estão atualmente trabalhando como concursados ou contratados em diversos municípios do estado.
A professora Sílvia Regina Sampaio Freitas, também coordenadora do Parfor na UEA, ressaltou que a celebração é uma oportunidade de refletir sobre as conquistas e desafios enfrentados ao longo desses 15 anos.
“E para celebrar esse momento tão importante, não só para a nossa universidade mas para a comunidade amazonense em geral, iremos convidar a Prof.ª Ma. Lorena Lins Damasceno, coordenadora geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que também é representante importante do Parfor dentro da Capes”, disse.
A celebração contará com a participação de alunos bolsistas de dez municípios do estado, que apresentarão seus trabalhos durante o evento. Além disso, profissionais com vasta experiência no Parfor de outras instituições de ensino na Amazônia também estarão presentes.
O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, com o objetivo de compartilhar informações e experiências sobre o Parfor e sua importância para os municípios do Amazonas. A programação será transmitida ao vivo pelo canal da UEA no YouTube, para alcançar o público do Parfor que reside em localidades distantes.
Programação
No dia 21 de agosto, as atividades começam às 8h30 e incluem a presença do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, da vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, e do Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação, além de Lorena Lins Damasceno, da Capes. O grupo Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), será a atração cultural.
No dia 22 de agosto, o destaque será a palestra "Conquistas de um Programa de Formação de Professores no contexto Parfor", ministrada pela professora Regina Marieta, da Seduc, focando nos 15 anos de fundação do Parfor.
Parfor
Lançado em 2009, o Parfor é gerido pela Capes em parceria com secretarias de educação estaduais e municipais e instituições públicas de ensino superior. O programa visa qualificar professores da rede pública que ainda não possuem formação superior na área em que atuam, oferecendo cursos de licenciatura e segunda licenciatura gratuitamente, conforme exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
*Com informações da UEA
|