Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Prefeitura de Manaus deu início a uma abrangente operação de reordenamento no Centro da cidade. Com o apoio de 400 trabalhadores das secretarias municipais e institutos relacionados à infraestrutura, assistência social, limpeza urbana, segurança pública e planejamento urbano, a ação visa revitalizar a região comercial e histórica.
Fotos - Márcio Melo/ Seminf
O objetivo principal é oferecer suporte aos lojistas e vendedores ambulantes, reconhecendo seu papel crucial na geração de empregos e renda na capital.
Entre quinta e sexta-feira, 23 e 24/5, a operação inclui realocação estratégica de vendedores, desobstrução de calçadas, asfaltamento, manutenção de ruas, limpeza de bueiros e áreas circundantes das feiras, além de avaliação e melhoria da iluminação pública.
Nosso Centro
Com diferentes frentes de atuação, as equipes municipais realizarão fiscalização, orientação e oferecerão serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua.
A operação, intitulada "Nosso Centro", é parte de um esforço contínuo da prefeitura desde 2021, com o objetivo de pacificar e ordenar a área comercial da cidade.
Seminf vai atuar com 30 servidores na reconstrução de calçada e sarjeta na Manaus Moderna; manutenção dos sistemas de drenagem de águas pluviais; recuperação das ruas dos Barés, dos Andradas, Barão de São Domingos, Miranda Leão, Joaquim Nabuco, Pedro Botelho e Henrique Martins; recapeamento total das ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Quintino Bocaiúva; e na correção de pontos sem iluminação.
A Semulsp vai operar com 200 servidores na varrição de ruas e calçadas, remoções de lixo, limpeza e lavagem do entorno das feiras com carros-pipas.
Com 20 servidores, o Implurb vai realizar a fiscalização de logradouros públicos, como calçadas, a fim de garantir a desobstrução da passagem. As abordagens serão de cunho educativo, com orientações aos lojistas e vendedores ambulantes. Esse tipo de ação, inclusive, é recorrente e será intensificado durante o reordenamento.
A Semasc iniciará as abordagens com um efetivo de 20 servidores, nesta sexta-feira, 24/5, com a identificação, orientação, encaminhamento e a oferta de serviços nos acolhimentos para as pessoas em situação de rua.
De início, a Semacc vai atuar com 140 servidores na logística, orientação e cadastro de vendedores ambulantes, na realocação dos boxes e no auxílio aos lojistas. Depois, a pasta permanece com 70 fiscais no Centro. As equipes entrarão nas feiras da Banana e da Manaus Moderna, para fazer a organização e limpeza geral, além de cumprir rotas ostensivas em toda a zona central da cidade.
Ordenar 80%
As abordagens visam impactar positivamente feirantes, vendedores ambulantes, lojistas e os clientes que circulam no quadrilátero do comércio, a fim de alcançar resultados impactantes no ordenamento e segurança no Centro. A meta é pacificar e ordenar entre 80% e 100% da área.
A segurança também é uma preocupação central, com a Semseg e a Guarda Municipal fornecendo suporte à Polícia Militar para garantir a integridade dos comerciantes e fortalecer a economia local contra o vandalismo.
Com essa iniciativa, espera-se alcançar uma significativa melhoria na aparência e na vida do Centro de Manaus, beneficiando toda a comunidade.
Com informação da semcom
|