Documento sem título






 











TJAM firma acordo para implantação de programa voltado a jovens que vivem em abrigos



TJAM firma acordo para implantação de programa voltado a jovens que vivem em abrigos

16/03/2023




O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) assinou nesta terça-feira (14/03), em Brasília (DF), um Acordo de Cooperação Técnica com a Corregedoria Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), para a implantação, em Manaus, do "Programa Novos Caminhos", cuja finalidade é contribuir para a construção da autonomia de jovens em situação de acolhimento, por meio do encaminhamento destes a vagas de trabalho.

 

 

A ideia é nacionalizar o programa Novas Caminhos. Foto: divulgação

 

 

A assinatura do acordo de cooperação ocorreu durante a 3.ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, da vice-presidente do TJAM e coordenadora da Infância e da Juventude no âmbito do Tribunal, desembargadora Joana Meirelles, e de representantes da Corte de Justiça mineira, que idealizou o programa agora em processo de nacionalização por iniciativa da Corregedoria Nacional.

 

 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, afirmou que a ideia de nacionalizar o projeto surgiu com a elaboração das Diretrizes Estratégicas da Corregedoria Nacional de Justiça para o ano de 2023 e aprovadas no 16.º Encontro do Poder Judiciário Nacional, voltadas não somente à sua atividade fiscalizadora, mas também visando ao bem-estar social.

 

 

Com isso, nasceu a Diretriz Estratégica n.º 11, que visa a “Desenvolver protocolos institucionais entre tribunais, entidades da sociedade civil, instituições de ensino, empreendedores e empresários, objetivando viabilizar o processo de desinstitucionalização do jovem que vive em casa de acolhimento institucional, ao completar 18 anos”.

 

Mais de 34 mil crianças e adolescentes

 

Salomão afirmou que, em julho de 2022, havia 34 mil crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e instituições públicas no Brasil.

 

“Uma das consequências negativas desse elevado número de acolhimento institucional, para aqueles que não conseguem ser adotados ou retomar para o convívio com suas famílias biológicas, grandes dificuldades quando atingem a maioridade, uma vez que, como regra, ao completar 18 anos de idade, terão de sair das instituições e passar a prover a si próprios, mesmo sem ter qualquer perspectiva de como fazê-lo”, disse.

 

A desembargadora Joana dos Santos Meirelles agradeceu, em nome do TJAM, a escolha do Estado do Amazonas para dar início à nacionalização da ação, ressaltando que ao integrar-se ao programa, o Judiciário Estadual passa a ter uma alternativa, na área protetiva, a oferecer para os jovens que estão prestes a sair dos abrigos em que se encontram institucionalizados.

 

“Não pouparemos esforços para que o programa dê certo”, afirmou a vice-presidente do TJAM.

 

Programa Novos caminhos

 

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares.

 

Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), pela Faesc, por meio do Senar – Administração Regional de Santa Catarina e pelo CIEE/SC.

 

Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.

 

Com informação da ascom

Compartilhe

<p><span style="font-size:16px"><span style="background-color:rgb(255, 255, 255); color:rgb(51, 51, 51); font-family:sans-serif,arial,verdana,trebuchet ms">TJAM firma acordo para implantação de programa voltado a jovens que vivem em abrigos</span></span></p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp