Documento sem título






 











Sinésio Campos instala Fórum Estadual de Saneamento Básico durante Audiência Pública na Aleam



Sinésio Campos instala Fórum Estadual de Saneamento Básico durante Audiência Pública na Aleam

16/04/2025




Foto: Hudson Fonseca / Aleam

 

Na segunda-feira (14/4), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) promoveu Audiência Pública no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o objetivo de discutir os principais desafios e soluções para o saneamento básico no estado. O evento marcou também a instalação oficial do Fórum Estadual de Saneamento Básico, conforme previsto na Resolução Legislativa nº 1.050/2024.

 

O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre o poder público, entidades privadas, instituições acadêmicas e sociedade civil, visando articular políticas públicas e acompanhar ações voltadas à melhoria da qualidade da água, do esgotamento sanitário e da gestão de resíduos sólidos no Amazonas.

 

Cenário alarmante do saneamento no Estado

 

Durante a audiência, o deputado Sinésio Campos apresentou dados preocupantes: Em 2023, apenas 44,5% dos domicílios amazonenses contavam com saneamento básico adequado. 56,3% da população ainda não é atendida por nenhum tipo de sistema de coleta de esgoto. Em Manaus, mais de 1,5 milhão de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto. Apenas 21,8% do esgoto gerado é tratado. A capital ocupa a 86ª posição entre as 100 maiores cidades no Ranking do Saneamento 2024 do Instituto Trata Brasil.

 

É urgente ampliar os investimentos em saneamento, não apenas na capital, mas principalmente no interior do estado, onde os índices são ainda mais alarmantes. Essa audiência é um chamado para o compromisso de todos com a saúde pública e o meio ambiente”, destacou Sinésio Campos.

 

Ao final do evento, Sinésio Campos oficializou a instalação do Fórum Estadual de Saneamento Básico, que será coordenado no âmbito da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, presidida pelo parlamentar. O fórum conta com representantes do poder público, com órgãos públicos como, por exemplo, a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e da sociedade civil organizada, incluindo associações de catadores de resíduos sólidos.

 

O saneamento é base para saúde, dignidade e sustentabilidade. Nenhuma política pública será eficaz se não estivermos comprometidos com um futuro onde todos tenham acesso à água limpa, destino correto do lixo e redes de esgoto funcionando”, afirmou o parlamentar.

 

 

*Fonte: Aleam

 

Compartilhe

<p>Sinésio Campos instala Fórum Estadual de Saneamento Básico durante Audiência Pública na Aleam</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp