Em alusão ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), abertura a quinta edição da Semana do Quadrinho Nacional. A ação ocorre na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na área central da cidade.
Foto: Semcom
O objetivo da ação é fomentar a leitura em jovens e adolescentes com faixa etária de 14 a 25 anos, bem como abrir espaço para artistas locais e trazer profissionais do mercado editorial brasileiro para Manaus.
“A prefeitura entende que essa ação é importante porque aguça e auxilia o desenvolvimento do hábito da leitura. Por isso, damos todo apoio para incentivar tanto os nossos artistas locais, quanto quem é consumidor dos conteúdos”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
Programação
A programação contará com exposições, Artists’ Alley com artistas locais e nacionais, lançamento de livros e revistas, oficinas, palestras e mesas de autógrafos e acontece nos 28, 29, 30 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro.
Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming disponível para Web, iOS e Android.
Outro destaque do evento é o Artists’ Alley, uma feira de quadrinhos autorais que este ano receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.
Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante, que ministrará a palestra “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”.
A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e Co Autora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.
Com informação da Semcom
|