Documento sem título






 











Semana da Justiça pela Paz em Casa teve mais de 2.500 sentenças emitidas no AM 



Semana da Justiça pela Paz em Casa teve mais de 2.500 sentenças emitidas no AM 

11/04/2024




A 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, realizada entre 4 e 8 de março deste ano, registrou 2.556 sentenças em processos e a realização de 1.188 audiências (de instrução e de justificação).

 

 

 

Durante o período de esforço concentrado para agilizar o julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Estado, foram concedidas 176 Medidas Protetivas Urgência (MPUs) e homologadas 26 MPUs determinadas por autoridade policial.

 

 

A estatística consolidada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM) do Poder Judiciário do Amazonas aponta, ainda, a realização de 10 sessões do Júri Popular, em processos cujas vítimas foram mulheres (homicídios ou feminicídios tentados ou consumados).

 

 

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora da Cevid/TJAM, destacou o empenho das equipes envolvidas no período do mutirão para garantir o êxito na realização das audiências, dos julgamentos e das ações de acolhimento e orientação. “Mobilizamos 74 magistrados e 366 servidores que atuaram no atendimento à pauta com 1.227 processos. A equipe multidisciplinar realizou 292 atendimentos preliminares de acolhimento e de justificação, além de uma série de atividades de conscientização, levadas a escolas e outros espaços”, afirmou a desembargadora.

 

Ação nacional

 

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” é uma ação idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada em todo o País pelos Tribunais de Justiça com a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha” (Lei 11.340/06) e demais normativos que buscam combater a violência de gênero.

 

 

O período de esforço concentrado é realizado em três edições anuais: em março, por ocasião do “Dia Internacional da Mulher” (08/03); em agosto, no período do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha” (07/08); e em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher” (25/11).

 

 

Considerando a orientação normativa, as próximas edições do evento ocorrerão de 19 a 23 de agosto e de 25 a 29 de novembro de 2024.

 

 

Com informação da ascom

Compartilhe

<p>Semana da Justiça pela Paz em Casa teve mais de 2.500 sentenças emitidas no AM</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp