Uma das maiores linhas de transmissão de energia elétrica do Brasil, que liga as regiões Norte e Sudeste, foi desligada nesta quarta-feira (4), em Rondônia, devido à seca histórica do rio Madeira. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A linha de transmissão é conhecida como Linhão do Madeira e liga as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau à subestação de Araraquara (SP).
De acordo com o ONS, o desligamento da linha tem como objetivo priorizar o abastecimento nos estados do Acre e de Rondônia. Isso porque a hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil, foi desligada essa semana por causa da seca do rio Madeira.
Segundo a Santo Antônio, a vazão de água que passa pela calha do rio para gerar energia está baixa por conta da seca histórica do rio Madeira, o que pode comprometer o funcionamento das turbinas. A hidrelétrica funciona em sistema de fio d'água, ou seja, mantém um reservatório pequeno e depende da vazão do rio para funcionar.
Com o desligamento da hidrelétrica de Santo Antônio, permaneceu em funcionamento a de Jirau, também instalada no rio Madeira. Na terça-feira (4), a Jirau Energia informou à Rede Amazônica que seguia operando normalmente.
“As turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau foram projetadas para operar com uma queda líquida entre 10 e 20 m, e não visualizamos necessidade de paralisar a operação, considerando que a queda atual é 12,20 m”, informou em nota.
Retomada é avaliada
Segundo o ONS, o desligamento da linha de transmissão que leva a energia de Jirau e Santo Antônio para o restante do país foi necessário para priorizar o abastecimento em Rondônia e Acre, já que apenas uma das hidrelétricas está em funcionamento. O ONS aponta que a retomada da operação do sistema é avaliada constantemente.
"Diante da impossibilidade de manter as unidades geradoras do setor de 230kV da UHE Santo Antônio em operação, bem como a maioria das unidades geradoras do setor de 500kV, os sistemas do Complexo do Madeira foram desligados", confirmou o ONS.
Não há previsão de quando as operações da hidrelétrica de Santo Antônio serão retomadas.
"A bacia do rio Madeira encontra-se em uma condição hidrometeorológica bastante desfavorável. A UHE Santo Antônio foi paralisada devido ao fato de os níveis da usina estarem abaixo do nível mínimo necessário", informou o ONS.
O que é o Linhão do Madeira?
Classificada como uma das maiores linhas de transmissão do Brasil, o Linhão do Madeira atravessa o Brasil de Norte a Sudeste. São mais de 2,3 mil quilômetros de extensão.
São aproximadamente 5 mil torres, que atravessam mais de 80 municípios. O investimento total do empreendimento foi previsto em R$ 3,2 bilhões.
A corrente de transmissão começou a operar em 2013 e liga as duas hidrelétricas instaladas no rio Madeira (de Santo Antônio e Jirau), em Rondônia, à região sudeste do país, mais especificamente na subestação de Araraquara 2 (SP).
Com informação do G1
|