A Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas mostra que para o Natal deste ano 98% dos consumidores amazonenses pretendem ir às compras.
Entre os itens que aparecem na preferência para presentear estão: vestuário (61%), calçados (60%), perfumes e cosméticos (45%).
O levantamento do Instituto Fecomércio foi realizado com 950 consumidores do comércio varejista de Manaus, entre os dias 01 e 03 de novembro e a versão completa pode ser lida no site: fecomercio-am.org.br ..
Anteriormente o item mais importante na cesta de compras natalinas, os brinquedos neste levantamento se mantiveram na quarta posição da lista de preferência, quando comparado com o levantamento feito em 2022, com 36% das respostas. Os acessórios como cintos, bolsas e lembranças também aparecem como opção de presentes para o Natal deste ano, com 19% das intenções de compras.
Mais de R$ 80
Para o Natal 2023, 45% dos entrevistados disseram que pretendem gastar entre R$ 81,00 e R$ 200,00, seguidos por 29% que responderam valores entre R$ 201,00 a R$ 300,00. Acima de R$ 400,00 aparece com 21% das respostas. Apenas 5% responderam que pretendem gastar até R$ 80,00.
Décimo Terceiro
O levantamento também abordou a expectativa dos trabalhadores com o recebimento do 13º salário. Liderando as respostas, 68% dos entrevistados disseram que irão utilizar esse dinheiro extra para pagar dívidas, 51% pretendem comprar os presentes de fim de ano.
Os demais afirmaram que querem utilizar o 13º salário para comprar calçados (45%), eletrônicos (27%), eletrodomésticos (27%), e até investir na manutenção do carro (20%) e material escolar (14%).
|