O apagão no serviço de internet em Manaus, nesta terça-feira (22), foi provocado por rompimento de cabos na infraestrutura compartilhada entre as operadoras que atendem a capital, informou a operadora Claro/NET em nota.
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“A Claro informa que houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus. A Claro ressalta que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos”, disse a empresa no comunicado.
Mais de 4 horas sem serviço
O problema gerou instabilidade nos serviços de internet móvel e Wi-fi desde as 10h30 desta terça-feira e durou cerca de quatro horas.
Além de problemas com a Claro, usuários reclamaram de lentidão na internet das operadoras Vivo e Tim.
Em nota, a Vivo comunicou que alguns clientes da companhia em Manaus podem ter encontrado lentidão para utilizar os serviços de dados da rede móvel no início da tarde desta terça-feira, devido a falha no meio de transmissão.
“Assim que a instabilidade foi identificada, a companhia acionou sua equipe técnica e os serviços já se encontram normalizados”, informou a operadora.
A falha no fornecimento de internet afetou atendimentos em órgãos públicos.
Os serviços de veículos e de habilitação, prestados presencialmente e pelo portal de serviços do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), saíram do ar.
O Detran orienta que as pessoas que tinham agendamento marcado para esta terça-feira e não puderam receber o atendimento devido ao problema, encaminhem-se para o atendimento até a próxima terça-feira (29) para acesso aos serviços.
Anatel
Consultada, a Anatel informou que a Claro relatou ter enfrentado uma interrupção das 11h48 às 15h30 [horário de Brasília] desta terça-feira (22) devido a um rompimento simultâneo e acidental de três das rotas de transmissão da operadora que atendem Manaus.
Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados no Amazonas e Amapá (AP) e parcialmente em Roraima.
De acordo com a Anatel, a Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular no Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido a interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira. “A Anatel segue monitorando a situação”, concluiu.
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