O que era uma especulação se tornou realidade. O robô humanoide Optimus, da Tesla, já pode ser visto nas lojas da empresa na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos.
Imagem: Tesla
Optimus foi um sucesso na China
A Tesla já planejava usar os robôs para impressionar potenciais novos clientes e, assim, aumentar as vendas de carros.
O Optimus havia sido colocado em exibição em algumas das lojas na China depois da empresa observar que o robô estava recebendo muita atenção em exposições e conferências de tecnologia.
Com o uso da tecnologia, as lojas de varejo da montadora na China apresentaram um desempenho melhor do que as da América do Norte.
Por isso, o chefe automotivo da Tesla, Tom Zhu, recebeu a missão de colocar o robô em atividade também no Ocidente, com o objetivo de recolocar os Estados Unidos na posição de número um nas vendas da empresa no mundo.
Algumas fontes ligadas à Tesla indicam que os robôs são apenas unidades de exibição e não um protótipo funcional do que a empresa está almejando para o futuro.
A expectativa é que a empresa de Elon Musk use o Optimus nas linhas de fabricação de carros.
A montadora disse anteriormente que planeja ter “milhares de robôs humanoides dentro de suas fábricas”.
Robô Optimus pode ser o futuro da Tesla
O Tesla Bot foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021.
Na ocasião, um ser humano fingiu ser um robô humanoide e fez movimentos de robô e de dança.
Já em maio de 2023 a Tesla mostrou vários protótipos de robôs em funcionamento que podiam andar e pegar coisas sem ajuda.
O CEO da empresa, Elon Musk, chegou a prever que o Optimus responderá pela ” maioria do valor de longo prazo da Tesla”.
A tecnologia, segundo fontes, poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas e, como agora está claro, até ajudar a vender os produtos da empresa.
Com informações de Electrek.
|