Em convenção realizada na manhã deste domingo (31), a coligação “Nós, o Povo”, formada pelos partidos Solidariedade e Partido da Mobilização Nacional (PMN), confirmou o nome do deputado estadual Ricardo Nicolau para concorrer ao cargo de governador do Amazonas nas eleições deste ano.
Foto: Gilson Melo
O vice será apresentado até o dia 5 de agosto, prazo final para confirmação das candidaturas. Durante o evento, as siglas também lançaram 25 candidatos a deputado estadual e sete a federal.
A convenção dos partidos aconteceu na quadra da escola de samba Unidos do Alvorada, zona Oeste de Manaus. Durante as falas no evento, a defesa da Zona Franca foi bastante explorada. O Solidariedade, a pedido da bancada amazonense no Congresso Nacional, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu a suspensão dos decretos presidenciais que prejudicavam o modelo econômico.
“O Solidariedade, este partido aqui, através do deputado federal Bosco Saraiva, conseguiu ser o único partido do Brasil a defender os empregos da Zona Franca de Manaus. Foi o partido que entrou na Justiça e conseguiu a liminar para resguardar os empregos e o futuro do povo do estado do Amazonas”, disse o agora candidato ao governo, Ricardo Nicolau, durante o discurso.
Ele não mencionou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um novo decreto na última sexta-feira (29) que voltou a trazer prejuízos para a Zona Franca de Manaus (ZFM), e que é apontado por políticos e juristas como uma forma de o governo federal burlar a decisão do STF. Posteriormente a nossa reportagem questionou o candidato sobre a medida e o que o partido deve fazer a respeito.
“O Solidariedade foi o primeiro e único partido que defendeu a Zona Franca e haverá de continuar defendendo. O decreto é totalmente prejudicial e mexe com interesses legítimos da população, além de ferir a Constituição. O governo do Estado negligenciou, quando entrou [com a ação no STF] já tinha passado o tempo, e hoje, já era para estar agindo”, comentou o candidato, sem mencionar o que o Solidariedade deve fazer sobre o novo decreto.
Disputa presidencial
Durante o evento, Ricardo Nicolau disse que vai definir até o dia 5 de agosto o seu apoio na disputa presidencial deste ano. O partido dele, Solidariedade, apoia o ex-presidente Lula, a quem o candidato ao governo do Amazonas tentou buscar apoio, segundo bastidores. Porém, o petista fechou o palanque com o senador Eduardo Braga (MDB), que também concorre ao governo do estado.
Outras candidaturas
Além de Nicolau, a coligação Solidariedade e PMN lançou nomes também para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e à Câmara Federal. Entre os mais conhecidos estão o deputado federal e presidente do Solidariedade Amazonas, Bosco Saraiva, que buscará uma vaga de deputado estadual, e o atual vereador de Manaus, Elissandro Bessa, que mira o cargo de deputado federal. Confira a lista completa abaixo:
Deputado federal
1. Keylla Maria De Oliveira Marinho
2. Deyse De Souza Salgado
3. Appio Da Silva Tolentino
4. Elissandro Amorim Bessa
5. João Francisco De Miranda Soares
6. Luis Hiram Moraes Nicolau
7. Rosenildo Queiroz Da Silva
Deputado estadual
1. Edjenane Moraes Gomes
2. Elzenir De Melo De Freitas
3. Izailda Oliveira Maia
4. Jessica Vanessa Souza Da Silva
5. Katia Regina De Souza Ventura
6. Márcia Cristina Souza Santos
7. Maria Auxiliadora Albuquerque
8. Marli Siqueira Da Cruz
9. Antonio Cesar Dantas Amaral
10. Antonio Girão Freire Neto
11. Araújo De Sá Lima
12. Brenno Briglia Pinheiro
13. Coronel Castro Alves
14. Daniel Pries
15. Domingos Jose Rolim Rosas
16. Felipe Lopes Teixeira
17. Hermano Galvao Alves Junior
18. João Bosco Gomes Saraiva
19. João Pedro De Lira Ribeiro
20. José Alberto Monteiro Pires
21. José Francisco Campos De Oliveira
22. Luiz Andrade De Sousa
23. Rogério Pinto Gonçalves
24. Wilson Dos Santos Marques Filho
25. Yuri Sotaro Pinheiro Hara
Com informação da A Critica
|