Com a curva do contágio da Covid-19 em tendência de queda, no Amazonas, o Governo do Estado segue promovendo, periodicamente, flexibilizações nas medidas restritivas em vigor em todo o território estadual.
Durante live sobre novos ajustes no decreto de restrição de circulação no estado, como medida de prevenção da Covid-19, realizada nesta sexta-feira (14), o governador Wilson Lima anunciou o retorno das aulas presenciais da rede estadual, nos municípios do interior do Amazonas, a partir da próxima quarta-feira (19). As atividades serão retomadas de forma híbrida (presenciais e on-line/TV) em todos os municípios do interior.
De acordo com o chefe do executivo estadual, as escolas estão preparadas e enquadradas em todos os protocolos de segurança, com a disponibilização de álcool em gel e sabonetes, por exemplo, nos espaços comuns das unidades.
"Além de estarmos com as estruturas preparadas, um estudo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indicou que as escolas são locais seguras, em relação à proliferação do novo coronavírus. Não foram registrados nenhuma transmissão da Covid-19 entre alunos, e o índice de transmissão entre os professores foi muito baixo", explicou, Wilson Lima
Lima também destacou que a volta às aulas é importante para proporcionar segurança alimentar de muitos alunos que dependem da merenda escolar, além de evitar os prejuízos sociais ocasionados pela falta de aula.
Vacinção de professores
O governador também afirmou que a vacinação dos professores iniciará, a partir da próxima segunda-feira (17) pela Região Metropolitana.
“A ação que a gente começa na segunda-feira é pela região metropolitana, vamos começar pelo interior porque (são) nesses municípios que as aulas primeiro vão começar e depois a gente parte aqui pra capital”, explicou.
Por Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Divulgação
|