Um alto general russo fez alguns dos comentários públicos mais detalhados até o momento sobre a estratégia militar da Rússia na Ucrânia, alegando nesta sexta-feira (25) que a “primeira etapa” do plano militar da Rússia está concluída, com seu foco principal agora centrado no leste da Ucrânia.
“Em geral, as principais tarefas da primeira etapa da operação foram concluídas”, disse o coronel-general Sergei Rudskoy, primeiro vice-chefe do Estado-Maior da Rússia, em um pronunciamento nesta sexta-feira.
“O potencial de combate das forças armadas da Ucrânia foi significativamente reduzido, permitindo-nos, enfatizo novamente, concentrar os principais esforços em alcançar o objetivo principal – a libertação de Donbas“.
Os comentários de Rudskoy ocorrem quando os avanços da Rússia parecem ter parado nas principais cidades ucranianas, como Kiev e Kharkiv. A Rússia também não conseguiu alcançar a superioridade aérea na Ucrânia e sofreu grandes perdas de pessoal desde o início da invasão.
Posição defensiva
As forças russas em torno da capital da Ucrânia, Kiev, estão agora em posições defensivas e interromperam “qualquer interesse em termos de movimentos terrestres” em direção à capital, de acordo com um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos. No entanto, ataques aéreos e de longo alcance ainda continuam, informou a fonte.
Os Estados Unidos estimam que as forças ucranianas ainda resistem onde conseguiram empurrar os russos, ao leste da cidade. Segundo o funcionário Defesa, há ainda indicações de que as forças ucranianas estão afastando os russos ao redor da cidade de Chernihiv, no norte.
Co informação da CNN Brasil
|