O próximo evento estava agendado para 13 de junho: uma apresentação do trio indie Odin v Kanoe, uma das bandas mais famosas da Ucrânia. Uma das canções, intitulada Nebo (Céu, em ucraniano), falava sobre a primeira busca espiritural de Deus, uma percepção infantil do mundo repleta de fé no divino. Foi do céu que vieram, ontem, a destruição e a morte.
No teatro estavam abrigadas entre 1.000 e 1.200 pessoas
O Teatro Regional de Drama de Donetsk, na cidade portuária de Mariupol (sul), foi alvo de um bombardeio atribuído às forças da Rússia. Centenas de civis abrigavam-se no prédio, no momento do ataque. Até o fechamento desta edição, não havia informações detalhadas sobre o número de mortos e de feridos.
"O avião jogou uma bomba no prédio onde centenas de civis estão abrigados. É impossível estabelecer o balanço de vítimas neste momento, porque os bombardeios continuam", escreveu a prefeitura de Mariupol no Telegram.
"A entrada do refúgio está bloqueada pelos escombros. Estamos verificando informações sobre as vítimas", acrescentou. Por sua vez, Dmytri Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, classificou o ataque como "outro crime de guerra horrendo".
"O prédio está totalmente em ruínas. (...) Salvem Mariupol! Detenham os criminosos de guerra russos!", escreveu o chanceler em sua página no Twitter. Moscou descartou ter bombardeado o teatro e culpou o Regimento Azov, um batalhão nacionalista ucraniano.
O vice-presidente da câmara de Mariupol, Serhiy Orlov, indicou que no teatro estavam abrigadas entre 1.000 e 1.200 pessoas, mas que neste momento não há ainda números relativos a vítimas.
Fuzilamento
Por volta das 15h30 (10h30 em Brasília) de ontem, um comboio de civis que fugia de Mariupol rumo a Zaporizhzhia foi alvo de vários foguetes Grad, informou o Exército no Telegram. O ataque deixou mortos e feridos, inclusive crianças. A estação ferroviária de Zaporizhzhia tinha sido bombardeada horas antes.
"Foguetes caíram na área da estação Zaporozhye-2 e, segundo as primeiras informações, ninguém morreu", acrescentou o governador. Outro foguete caiu no jardim botânico.
Outros ataques a civis, em Chernigov (norte), chocou o mundo. Pelo menos 10 civis aguardavam na fila, para comprar o pão, quando foram fuzilados. A Promotoria ucraniana informou que o Exército russo atirou de "maneira premeditada".
À noite, as autoridades tinham resgatado cinco cadáveres, entre eles, os de três crianças, sob os escombros de um bombardeio na mesma cidade.
Com informação do Correio Braziliense
|