Documento sem título






 











Projeto regulamenta emissão de certidão que reconhece a ocupação de terra pública na Amazônia Legal



Projeto regulamenta emissão de certidão que reconhece a ocupação de terra pública na Amazônia Legal

28/12/2021




O Projeto de Lei 2550/21 regulamenta a emissão, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Certidão de Reconhecimento de Ocupação.

 

 

Jaqueline Cassol: documento é essencial para atividade sustentável e eficiente da terra

 

 

O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 11.952/09, que trata da regularização fundiária na Amazônia Legal.

 

 

“O objetivo é trazer para a legislação ordinária a regulamentação da Certidão de Reconhecimento de Ocupação, hoje prevista apenas em norma infralegal”, explicou a autora da proposta, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO).

 

 

Regularização fundiária

 

Atualmente, o Decreto 10.592/20 prevê que o Incra poderá emitir essa certidão quando, cumulativamente, houver requerimento para regularização fundiária; e o imóvel estiver georreferenciado, situado em terra pública federal e inexistir sobreposição com outras áreas. A autarquia poderá fazer outras exigências.

 

 

“Um dos pré-requisitos para a aprovação do manejo florestal sustentável pelos órgãos ambientais é a comprovação do domínio, posse ou ocupação do imóvel pelo Incra. Assim, a Certidão de Reconhecimento de Ocupação é essencial para atividade laboral sustentável e eficiente da terra”, disse Jaqueline Cassol.

 

 

Com informação da  Agência Câmara de Notícias

Compartilhe

<p>Projeto regulamenta emissão de certidão que reconhece a ocupação de terra pública na Amazônia Legal</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp