Um projeto inovador de aquaponia na Universidade Nilton Lins visa revolucionar a produção de tambaquis, podendo aumentar sua produção em até seis vezes em comparação aos métodos tradicionais de piscicultura.
Coordenado pelos professores Lucas Pedro Gonçalves Junior e Juliana Tomomi Kojima, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a iniciativa une a criação de peixes e o cultivo de hortaliças em um ambiente aquático integrado.
A aquaponia é um sistema sustentável que utiliza a recirculação de água e nutrientes, permitindo o cultivo de vegetais e a criação de peixes em um ciclo fechado. Esse método eficiente não só aumenta a produção alimentar de forma ambientalmente responsável, reduzindo custos e o consumo de água sem desmatamento, como também oferece uma solução acessível para pequenos produtores e agricultores familiares na região amazônica.
Além de beneficiar a produção de tambaquis, o sistema aquapônico proporciona uma nova fonte de renda para comunidades locais, destacando-se como uma alternativa sustentável e promissora para o desenvolvimento agrícola na Amazônia.
Com informação do Real Time
|