Documento sem título






 











Proclamação da República e Consciência Negra são destaques nesta semana



Proclamação da República e Consciência Negra são destaques nesta semana

15/11/2021




 

O Hoje é Dia da semana de 14 a 20 de novembro começa lembrando os 100 anos da morte da Princesa Isabel no dia 14 de novembro. Já no dia 15, o Brasil celebra os 132 anos da República, data que é feriado nacional.

 

 

 

 

 

Princesa Isabel

 

Há 100 anos, no dia 14 de novembro, morria a princesa Isabel. Filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Isabel tornou-se a herdeira do trono brasileiro após a morte prematura do irmão mais velho.

 

 

A princesa chegou a ser a regente do Império em três ocasiões, sempre durante as viagens de Dom Pedro II à Europa, e assinou durante esse período a Lei do Ventre Livre, que tornava livre os filhos de escravos, e a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

 

 

A lei conta com apenas dois artigos, que foram aprovados com rapidez, pois a proposta era considerada urgente e um anseio nacional dos senadores da época.

 

 

O nascimento da República

 

A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

 

 

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, a então capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.

 

 

Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasill.

 

 

O Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I.

 

 

 

 

Origem da Proclamação da República do Brasil

 

Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento por parte do governo.

 

 

A oposição ao Império também partiram da igreja, pois o Imperador detinha o poder de interferir na organização do clero no Brasil.

 

 

O incidente da "Questão Religiosa" provocou um grande descontentamento nos bispos, padres e demais membros da Igreja Católica.

 

 

Porém, o fato que potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.

 

 

Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de indenização pela perda da propriedade dos seus escravos.

 

 

Sem querer provocar uma guerra fratricida entre os brasileiros, Dom Pedro II aceita ser expulso do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro.

 

 

Outras datas importantes desta semana

 

 

No âmbito dos direitos humanos, temos importantes marcos como o Dia Internacional para a Tolerância, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A semana tem, ainda, o Dia Mundial do Diabetes, o Dia Nacional da Umbanda e o Dia Internacional do Patrimônio Mundial.

 

Tolerância

 

O Dia Internacional para a Tolerância é celebrado no dia 16.

 

A comemoração internacional foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo marcar a data da constituição dá  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco), que se deu em 16 de novembro de 1945, e a data da proclamação da Declaração de Princípios Sobre a Tolerância, que foi assinada por 185 países na cidade de Paris com a intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, a partir da prática da tolerância e da convivência pacífica entre os povos vizinhos.

 

 

O Dia Internacional do Patrimônio Mundial também é celebrado em 16 de novembro. A comemoração internacional, promovida pela UNESCO, foi criada a partir da adoção da Convenção de Paris, na qual foram assentadas as bases de proteção do patrimônio cultural e natural da humanidade.

 

 

 

Consciência Negra

 

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data

 

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial.

 

 

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional e em 2011 foi criado oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituídos pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011.

 

 

 

Redação

Compartilhe

<p>Proclamação da República e Consciência Negra são destaques nesta semana</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp