O 1° Festival Amazonas de Turismo, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), segue até hoje, domingo 26/9 às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques I (CCA).
Ao todo, são 121 expositores e 18 municípios participantes. Foto: divulgação
O evento conta com apresentações culturais, espaço gastronômico, palestras gratuitas, oportunidades de negócios e fomento ao turismo.
Neste domingo a partir das 15h, último dia do Festival, o público presente pode conferir a apresentação do grupo Arte sem Fronteiras, seguido com a banda Kboclos (16h às 17h30), Banda Black Cold (18h às 20) e Ciranda de Manacapuru (20h às 21h).
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que o evento é voltado ao setor e ao público em geral, atendendo à demanda do Governo de fomentar o turismo no estado neste momento de retomada das atividades econômicas.
“Essa ideia surgiu para homenagear o Dia Mundial do Turismo, Dia do Turismólogo, que ocorre no dia 27, na próxima segunda-feira, e uma determinação do nosso governador Wilson Lima para que a gente fomente, incentive esta retomada de forma gradual e, claro, sempre buscando cumprir com todos os protocolos de biossegurança, protocolos de segurança à saúde e à vida das pessoas”, explicou o presidente da Amazonastur.
Expectativas positivas
Com expectativas positivas, Roberto Tavares, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens no Amazonas (Abav), pontuou que a 1ª edição do festival representa o início de uma nova era no turismo do estado.
“Para a associação e para todos os agentes de viagem do Amazonas é o início de uma nova época, uma época em que se permite a fazer o turismo inclusivo, essa é a nossa perspectiva e deve ser a nossa visão de futuro. Nós temos como atividade econômica o turismo, em todas as suas dimensões, fomos desafiados pela falta da atividade do nosso setor, mas esse evento, com certeza, é muito mais do que um pontapé inicial. É o início de uma nova era para o turismo do Amazonas”, disse o presidente da associação.
Para a professora do curso de Turismo na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristiane Barroncas, a programação ofertada ao longo dos três dias de evento é de fundamental importância para impulsionar o setor.
“É uma iniciativa essencial, parabenizo a Amazonastur, porque a gente precisa que os amazonenses conheçam os municípios e todos os potenciais turísticos que existem dentro desses municípios, e não só os municípios, mas do trabalho de muitas organizações que estão aqui, que trouxeram todo o seu material, seu artesanato, vão divulgar os seus roteiros turísticos, os municípios vão divulgar seus roteiros turísticos. Então é muito importante, parabenizo mais uma vez a iniciativa do Governo do Estado”, disse a professora.
Selo Safe Travels
A Amazonastur recebeu o selo “Safe Travels”, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC). O selo foi criado em decorrência da pandemia e representa um indicador de saúde e segurança para os viajantes.
“Nós estamos, hoje, apresentando o Safe Travels, isso significa que o Estado do Amazonas passou por todos os critérios exigidos pelo Conselho Mundial de Turismo para a recepção desses turistas”, concluiu Sérgio Litaiff, que recebeu simbolicamente o selo durante a cerimônia.
Com informação da Agência Amazonas
|