Documento sem título






 











Prefeitura lança 40 mil vagas para o programa Bolsa Universidade



Prefeitura lança 40 mil vagas para o programa Bolsa Universidade

17/09/2025




O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou na manhã desta quarta-feira (17) o edital do Programa Bolsa Universidade 2026, com 40 mil vagas em instituições de ensino superior. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (22/09) e vão até o dia 2 de setembro, com bolsas que variam de 50% a 100% conforme critérios de idade, escolaridade e renda dos candidatos. 

 

As universidades que firmaram parceria com a prefeitura são Faculdade Boas Novas; Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); Esbam; Estácio; Faculdade Regional do Amazonas (FAM); Fametro; Fucapi; Faculdade do Amazonas (IAES); Martha Falcão; Nilton Lins; Santa Tereza; Uninorte e Unip. 

 

Durante os quatro anos de sua gestão, o prefeito David Almeida afirmou que já foram mais de 200 mil bolsas ofertadas e que esse ano são mais de 40 mil. 

 

O prefeito destacou a importância da parceria para capacitar mais pessoas na cidade.

 

“Esses alunos estarão formando, com graduação e assim estarão se qualificando para melhor servir a população da cidade de Manaus. É uma alegria muito grande poder estar aqui e dizer para vocês que eu conheço pessoas que se formaram com o bolso da Universidade. A minha esposa se formou com a bolsa de 75% pelo Bolsa Universidade, quando ela se formou ela ainda nem era minha esposa”, disse Almeida. 

 

Critérios


O diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Aurilex Moreira, informou que para se inscrever a população deve preencher a inscrição atendendo aos critérios sociais previstos na lei. 

 

Ele ressaltou que uma das dificuldades é atingir o público com a informação sobre as bolsas e que a maioria se inscreve para as vagas de 100%, mas ainda há uma limitação na oferta integral. 

 

“Logicamente quem acessa o sistema ele tem total interesse no programa de 100%, e logicamente a gente não tem condições de atender todo o público com 100%. Na verdade é a menor do quantitativo de vagas em função do que são forças incentivadas com incentivos. Então a gente tem essa possibilidade e às vezes o aluno entra, se inscreve e contempla 75%. E falando aqui o que o prefeito falou, às vezes o 25% também fica pesado para aquele aluno, para aquela família. Então são essas dificuldades, mas está sendo reconstruído”. 

 

Questionado sobre quanto de investimento a prefeitura realiza para ter a parceria com as universidades, o diretor da Espi explicou que não há aplicação de recurso público, mas descontos em impostos. 

 

“Não há investimento. A gente não faz repasse para as universidades. O programa é com bolsas incentivadas. O que temos é abatimento em impostos que já existe, abatimento de juros. Cada um é negociado individualmente com as faculdades”. 

 

Inscrição

 

O prazo é do dia 22 de setembro ao dia 2 de outubro pelo site sgbu.manaus.am.gov.br.

 

*Fonte: Acrítica

Compartilhe

<p>Prefeitura lança 40 mil vagas para o programa Bolsa Universidade</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp