Documento sem título






 











Prefeitura lança ‘Manaus Pró-Cultura’ para formação de artistas e produtores do setor 



Prefeitura lança ‘Manaus Pró-Cultura’ para formação de artistas e produtores do setor 

12/08/2022




O Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lançou, nesta quinta-feira, 11/8, o programa “Manaus Pró-Cultura”, que vai ofertar 350 vagas em 15 cursos e oficinas com 124 horas de aulas, no período de agosto a novembro.

 

 

Foto: Antonio Pereira / Semcom

 

 

A finalidade é de dar formação artística e cultural a artistas e trabalhadores do setor cultural, em várias zonas da cidade.

 


 
O lançamento do “Manaus Pró-Cultura” aconteceu no Museu da Cidade, localizado na praça Dom Pedro 2°, Centro, e foi idealizado pela Prefeitura de Manaus para beneficiar diferentes segmentos como as artes visuais, audiovisual, cultura étnica, cultura popular, dança, literatura, música, teatro e circo.

 


 
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destaca que o programa visa democratizar o acesso à cultura, fomentar projetos culturais, profissionalizar e movimentar as cadeias produtivas do setor cultural da cidade.

 

Investimento
 
“Para essas oficinas de formação artística estamos destinando um fomento de aproximadamente R$ 100 mil, em que mais de 400 artistas terão oportunidade de qualificação em diversos segmentos, como iniciação a vídeo mapping, crítica cinematográfica para mulheres, introdução à dramaturgia, elaboração de projetos culturais e outros”, concluiu Oliveira.


 
O presidente do Concultura, Tenório Telles, lembra que o programa surgiu da experiência em 2021, quando foi oportunizada, pela Prefeitura de Manaus, 278 vagas em 11 cursos voltados a artistas e produtores, sendo a procura muito além das expectativas.


 
“Uma das preocupações que tivemos de imediato foi de criar projetos e programas que chegassem, principalmente, à periferia. Por isso, criamos, no ano passado, a primeira ação que foi o Manaus Faz Cultura, todo voltado para a formação. Transformamos recursos em projetos na periferia e o resultado disso foi uma das ações mais comoventes da Prefeitura de Manaus, com projetos que chegaram em todas as zonas e até na área indígena”, observou.


 
Ele ressalta o desafio de levar a arte e oportunidade de emprego e renda aos artistas da periferia, a partir de projetos de formação e empreendedorismo cultural, que foram formatados e realizados com grande repercussão e adesão pelos trabalhadores da cultura.

 

Inscrições
 
As inscrições para as primeiras oficinas já estarão abertas a partir do dia 12/8, sexta-feira, pelo site  https://concultura.manaus.am.gov.br
.
 
Para a oficina de Crítica Cinematográfica para Mulheres, as aulas vão ser realizadas de 24 a 26/8. Já a oficina de Iniciação a Vídeo Mapping, será de 29 a 31/8, das 18h às 21h, no Casarão da Inovação Cassina.

Compartilhe

<p>Prefeitura lança ‘Manaus Pró-Cultura’ para formação de artistas e produtores do setor<br />
 </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp