As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão seguir ofertando serviços à população feminina nos mesmos endereços atuais, nas zonas Leste, Oeste, Sul e rural, ao longo da próxima semana. Já na zona Norte, o serviço gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passará a atender as usuárias em nova localização, no bairro Novo Aleixo, a partir da segunda-feira, 27/1.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembra que o serviço móvel da Semsa entrou em funcionamento há um ano e meio e desde então vem contribuindo para fortalecer a assistência à população feminina, além de reforçar a cobertura da atenção primária à saúde do município.
“Além de contar com os principais serviços da rede básica, como testes rápidos, consultas e vacinação, as unidades ofertam a mamografia e o exame preventivo, essenciais no rastreio e prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, que são os mais incidentes na nossa região”, ressaltou a secretária.
Conforme Shádia, o serviço itinerante iniciou as atividades com três estruturas, e hoje conta com cinco, uma para cada uma das zonas geográficas de Manaus, Norte, Sul, Leste, Oeste, mais a zona rural. Os atendimentos são exclusivos para a população feminina nas unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h.
“Essas estruturas possibilitam à Semsa ampliar o alcance da Atenção Primária, levando serviços essenciais de saúde para moradoras de áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais, distantes das unidades da rede básica”, pontuou.
As usuárias das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa, podem contar com consultas médicas e de enfermagem, mamografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, ultrassonografia, consulta inicial do pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
Para atendimento, a usuária pode se dirigir a qualquer uma das estruturas móveis e apresentar documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Fonte: g1 AM
|