A Prefeitura de Manaus informou aque abre, neste sábado, 29/1, no Studio 5 mais um local onde poderão ser vacinadas contra a Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências e as de 6 a 11 anos sem doenças preexistentes.
O novo ponto, anunciado na manhã desta sexta-feira, 28/1, pelo prefeito David Almeida, vai funcionar no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, de segunda a sábado, das 9h às 16h.
Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aumenta para cinco o total de unidades exclusivas para a imunização das crianças.
O ponto do Studio 5 será coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul e terá 15 postos de vacinação, além dos ambientes de acolhimento e registro.
Também haverá espaço de recreação para que as crianças permaneçam, conforme as regras de segurança, por 20 minutos após receberem a dose da vacina.
Grupos prioritários
No início desta semana, a prefeitura passou a contemplar os grupos prioritários 2 e 3 (indígenas, quilombolas e crianças de instituições de longa permanência) e avançou nas idades, passando para o público de 6 a 11 anos da população geral, além de seguir com a vacinação do grupo prioritário 1 (crianças com comorbidades e deficiências), iniciada no último dia 17.
Pontos de vacinação infantil
Com a nova unidade, os cinco pontos de atendimento exclusivos de crianças contra a Covid-19 são:
*Parque Cidade da Criança
*Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul;
*Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste;
*Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 16h;
*shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, que atende nos mesmos dias, das 10 h às 16h.
Documentos
As crianças devem ser levadas por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos e precisam levar três documentos obrigatórios: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.
Não é permitida a aplicação da vacina em crianças que tenham recebido qualquer outro imunizante nos últimos 15 dias e nas que não estiverem saudáveis.
Para as que têm comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove comorbidades consideradas prioritárias para a vacinação, conforme lista disponível no site da Semsa . Crianças com deficiências (PcD), não há exigência de comprovação desta condição.
Redação com informação da assessoria
|