O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta sexta-feira (14) a contração de 500 profissionais da Saúde para atuar na linha de frente do atendimento à população da capital amazonense, debido ao afastamento de 1.500 funcionários diagnosticados com Covid-19.

De acordo com o prefeito, a contratação emergencial de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem será realizada na segunda-feira (17) no Centro de Convenções Vasco Vasquez.
“Do final de dezembro ao início de janeiro, 1.505 servidores pediram afastamento com Covid. Devido a isso, o nosso grande problema, hoje, é a questão da mão de obra. Os casos explodiram. Nós vamos renovar o decreto de estado de emergência e vamos precisar contratar aproximadamente 500 profissionais para trabalhar nos nossos centros”, disse Almeida.
Contrato
De acordo com o prefeito, o contrato valerá até finalização do concurso da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa).
“Essa contratação emergencial se dá em função da necessidade do momento, até que se finalize o nosso concurso público para contratação de 2 mil pessoas para trabalhar nas nossas unidades de saúde”, disse.
Os novos contratados também irão trabalhar na vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e com deficiência, que começa na segunda-feira (17) em quatro pontos: Parque Cidade da Criança, na zona centro-sul; Sesi, na zona leste; Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona oeste; e Shopping Via Norte, na zona norte.
Ministro da Saúde em Manaus
David anunciou a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Manaus no dia 22 deste mês.
“A presença do ministro se dá em momento oportuno. Nós tivemos muitas dificuldades ano passado com relação aos médicos afastados. Nós tínhamos 162 médicos afastados nesse mesmo período no ano passado”, disse Almeida.
“(Ano passado) foi feito um chamamento rápido do ‘Mais Médicos’, em que 108 médicos foram contratados. Esse contrato se encerraria agora no dia 1º de fevereiro. Ontem mesmo eu falei com o ministro da Saúde. O Ministério da Saúde vai renovar esse convênio por mais seis meses”, disse o prefeito.
Importancia da vacina
David Almeida alertou para a importância da vacinação. “A incidência da doença é em pessoas que não se vacinaram. Em matéria de saúde, ouça o médico, ouça a ciência. Não ouça seu líder religioso, nem sua preferencia política. Cuida da sua família, da sua saúde, da sua vida. Procure um centro de atendimento da saúde da prefeitura e do governo”, afirmou.
Carnaval suspenso
Ainda na coletiva o prefeito de Manaus disse que não autorizará festas de Carnaval neste ano na capital amazonense.
“Não vai ter uma autorização da Prefeitura de Manaus com relação as festas, aos blocos, aos desfiles. Está cancelado qualquer repasse da prefeitura e qualquer autorização com relação ao Carnaval”, disse o prefeito.
Redação com informação do Amazonas atual
|