Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (26), foram anunciadas as ações para a desinterdição da praia do complexo turístico Ponta Negra. A reabertura para banho acontece após a elevação das águas do rio Negro, que atingiram a cota de 17,09 metros nesta véspera de Natal (24). A praia havia sido interditada em setembro, em decorrência da grave estiagem que impactou o Amazonas, considerada uma das piores já registradas.
Nos últimos 15 dias, a prefeitura intensificou o monitoramento das condições da praia, solicitando laudos e relatórios técnicos ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e ao Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM). Esses documentos confirmaram a balneabilidade do local, permitindo a liberação.
A interdição foi uma medida de segurança, necessária devido à proximidade do aterro perene com o leito natural do rio Negro. Alterações no terreno, como buracos, depressões e surgimento de bancos de areia, são comuns durante o período de cheia e vazante, aumentando o risco para os banhistas.
Desde 2013, a gestão da praia segue normas definidas por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Essas regras garantem que o uso da praia seja restrito a períodos seguros, com base em análises técnicas.
*Fonte: Semcom
|