Documento sem título






 











Portugal: conheça onde se fazem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo



Portugal: conheça onde se fazem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo

31/05/2021




Se você ainda acha que os vinhos brancos devem, obrigatoriamente, ser consumidos assim que vão para o mercado, precisa conhecer os exemplares elaborados com a uva Alvarinho, em Portugal.

 

 

 

Estrela da região do Minho que marca a fronteira entre Portugal e a Galícia, na Espanha

 

 

Estrela da região do Minho, na Denominação de Origem Controlada (DOC) Vinho Verde, esta uva dá corpo a rótulos únicos e de grande personalidade, aromáticos e delicados, alguns com grande potencial de envelhecimento (acima de 10 anos).

 

 

Monção e Melgaço

 

Especialmente em Monção e Melgaço, a principal sub-região desta denominação, que produz os Vinhos Verdes mais sofisticados. Localizada muito próximo ao rio Minho e da fronteira espanhola, possui menor índice pluviométrico que as demais regiões – cerca de 1.200 mm, sendo que a média é entre 1.400 e 1.600.

 

 

Nesta região originam-se vinhos varietais com estrutura para longa guarda, como o Alvarinho João Portugal Ramos.

 

 

De aromas intensos, cítricos e florais, com pequenas notas de frutos tropicais, este exemplar é elegante e envolvente, apresenta boa acidez e termina com notas minerais num prolongado fim de boca.

 

 

Outra opção, também elaborada pela João Portugal Ramos, é o Loureiro Vinho Verde DOC.

 

 

Na composição, além da uva homônima, leva 15% de Alvarinho. É marcado por aromas frescos e elegantes, com notas cítricas e florais associadas a uma notável mineralidade.

 

 

Vinho Verde: a denominação

 

 

A região onde está a DOC Vinho Verde, o Minho, no noroeste de Portugal, possui uma riquíssima vegetação, e provavelmente é por isso que recebeu esse nome.

 

 

Os vinhos podem ser brancos, rosés ou tintos (esses últimos elaborados com a uva Vinhão).

 

 

No Brasil é mais difícil encontrar o tinto, mas em Portugal o seu consumo é frequente, harmonizado com sardinhas assadas.

 

 

Os Vinhos Verdes brancos são elaborados, principalmente, com a uva Alvarinho (mas também com a Loureiro, Arinto e Trajadura) e caracterizam-se pelos aromas florais e o inconfundível frutado que lembra pêssego.

 

 

A maioria “pica” a língua, sensação causada pela acidez vibrante. Possuem personalidade única e são muito gastronômicos.

 

 

O Minho é o rio que marca a fronteira entre Portugal e a Galícia, na Espanha.

 

 

A região é a mais úmida de Portugal, o que a deixa vulnerável em relação às doenças fúngicas, exigindo muita atenção dos vitivinicultores.

 

 

Por causa dessa característica, antigamente os produtores manejavam as vinhas para elas subirem em postes de granito ou árvores, mas atualmente o modo de condução utilizado é espaldeira (o mais comum no mundo inteiro).

 

 

 

Com informação da G1

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Portugal: conheça onde se fazem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp