Documento sem título






 











Portal do TJAM é apontado como referência nacional em transparência 



Portal do TJAM é apontado como referência nacional em transparência 

23/01/2024




O site institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – www.tjam.jus.br – alcançou a média “96,73%” em avaliação realizada pelo “Radar Nacional da Transparência Pública” que no ano de 2023 atestou o nível de transparência de 8.045 órgãos públicos do País.

 

 

Foto:divulgação

 

A ferramenta é de iniciativa da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil (Atricon) que, pela avaliação realizada em 2023, atribuiu à Corte Estadual do Amazonas o “Selo Diamante”. Na aferição nacional realizada em sites dos mais de 8 mil instituições, a média nacional de transparência foi de 58%.

 

Avaliação

 

Para atingir o índice de 96,73%, o que representa 38,73% a mais que a média nacional nesta avaliação, o site do Tribunal de Justiça do Amazonas foi avaliado pela Atricom com 100%, em 2023, nas dimensões:

  • Planejamento e Prestação de Contas;
  • Informações Institucionais;
  • LGPD e Governo Digital;
  • Informações Prioritárias; Receitas;
  • Recursos Humanos;
  • Obras;
  • Despesas;
  • Diárias;
  • Ouvidoria e
  • SIC (Serviço de Informação ao Cidadão)

 

Na análise segmentada do retrospecto dos 26 órgãos do Poder Judiciário na mesma avaliação, o TJAM, com “96,73%”, apresenta média 17,98% acima da média nacional, que foi de 78,75%.

 

Para o secretário de Administração do Tribunal de Justiça do Amazonas e que no período da avaliação (2023) atuava como assessor de Controle e Conformidade da Corte Estadual de Justiça, Carlos Ronaldo Barroco, a avaliação realizada pela Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil (Atricon) é de extrema importância para suscitar a transparência dos órgãos públicos e “a premiação demonstra o compromisso do TJAM para com a sociedade. A apresentação de seus dados da forma mais transparente possível torna a Administração Pública acessível a todos, como dispõe o texto constitucional”, apontou.

 

Para a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa, a premiação é de grande representatividade para a Corte Estadual. “A Auditoria Interna desempenha papel fundamental na orientação para o aumento da transparência pública e, nesse sentido, o prêmio concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil indica que as Unidades do Tribunal de Justiça do Amazonas estão alinhadas ao interesse público”, citou.

 

Referência Nacional

 

O “Selo Diamante” alcançado de forma inédita pelo Tribunal de Justiça do Amazonas no “Radar Nacional da Transparência Pública” soma-se ao, também inédito, “Selo Diamante” conquistado pelo TJAM no “Prêmio CNJ de Qualidade”. Ambos foram conquistados pela Corte Estadual com base em seu retrospecto no ano de 2023.

 

 

Logo que o TJAM foi anunciado como vencedor do “Selo Diamante” no “Prêmio CNJ de Qualidade”, em dezembro de 2023, a presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargadora Nélia Caminha Jorge, afirmou que a conquista é resultado de um esforço coletivo.

 

 

“O ineditismo dessa conquista nos enche de orgulho e revela o alto grau de profissionalismo, de dedicação e de comprometimento de nossos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores incansáveis na missão de melhor servir à sociedade e levar a Justiça a quem precisa, em todos os cantos de nosso estado”, disse a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

 

 

Os dados completos do “Radar Nacional da Transparência Pública” podem ser acessados aqui

 

 

Com informação da ascom

 

Compartilhe

<p>Portal do TJAM é apontado como referência nacional em transparência</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp