Policiais do Amazonas receberam novas armas e veículos, nesta quinta-feira (21). Foram entregues 2,9 mil armas à Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e 300 armas à Polícia Civil do Amazonas (PCAM).
Armamento foi entregue ao secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur (Foto: Tacio Melo/Secom)
O Governo do Estado também entregou 20 motocicletas à PM, que serão destinadas ao Batalhão de Policiamento de Trânsito e três carros modelo picape para o Centro de Formação e Especialização de Condutores. Foi o segundo lote do novo armamento entregue neste ano.
Além disso foram entregues outros materiais que serão empregados no combate a crimes ambientais.
A solenidade ocorreu na avenida Governador José Lindoso, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. No início de março, as Polícias Civil e Militar receberam mais de 3,8 mil pistolas 9 milímetros. O terceiro e último lote está previsto para chegar em Manaus no prazo de 30 dias.
Programa Amazonas Mais Seguro
As entregas fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, com investimentos de R$ 280 milhões.
A renovação do armamento das forças de segurança contempla a substituição das pistolas PT40 pelas pistolas 9 milímetros, da marca Beretta, de origem italiana. As armas foram adquiridas por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM).
“O policial precisa estar motivado e nós temos feito isso com promoções e equipamentos que a gente tem entregue, como as viaturas com tecnologia embarcada; armamento que dá condições para ele enfrentar a bandidagem; com estruturas como o novo quartel da Rocam que a gente está montando; como é também a questão da Base Arpão no Alto Solimões, das lanchas blindadas. Uma série de ações para que o policial esteja de forma segura combatendo a criminalidade”, disse o governador Wilson Lima (União Brasil).
Bomberos
Também foram entregues ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, PCAM e PMAM capas de chuva, bornal em cordura, porta lanterna, lanterna de cabeça, canivete com cordão, apito, lanterna e pederneira. Houve, ainda, o repasse de terminais móveis de comunicação à Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), que coordena as operações integradas da Secretaria de Segurança Pública.
O Corpo de Bombeiros Militar ganhou itens como motossera, luvas de proteção, máscara facial, bolsa para resgate e botas de combate a incêndio florestal, para atuação nas próximas fases da operação Tamoiotatá, adquiridas em parceria com o banco alemão KfW.
|