Escritores, professores, editores e poetas se reuniram no Museu da Cidade de Manaus (Muma), centro histórico, na última plenária do Plano Municipal de Cultura (PMC), para discutir ideias e propor ações e planos para a política cultural de Manaus.
O presidente do Concultura, Tenório Telles, destacou o sucesso do trabalho. “A condução dos trabalhos foi assertiva com a coordenação do conselheiro Ricardo Moldes e o bom trabalho de mobilização do segmento da literatura para a reunião, realizado por Dori Carvalho, bem como, dos outros segmentos com a atuação comprometida dos conselheiros que abraçaram o desafio de realizar o Plano Municipal de Cultura, necessário para definir os investimentos públicos no processo cultural de Manaus”, declarou.
Apresentação final ficou para junho
A coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, que salientou os próximos passos do PMC. “Agora é filtrar e robustecer o plano com as melhores contribuições coletadas nos setoriais”. O prazo para consolidação, conclusão e apresentação do plano é até o mês de junho.
“Essa foi a última reunião da primeira etapa das reuniões setoriais do Plano Municipal de Cultura, com a presença do movimento Literário de Manaus, escritores, bibliotecários, quadrinistas e artistas atuantes do setor. Formulando propostas de mapeamento do setor, como diretrizes de aumento do público do setor e valorização dos profissionais”, destacou o facilitador das reuniões, conselheiro Ricardo Moldes.
Estiveram presentes na plenária os escritores Elson Farias, Marcos Frederico, Thiago Roney, Rita Alencar e Silva, Rojefferson Moraes, Susy Freitas, Otoni Mesquita, Aldisio Filgueiras e Daniel Amorim.O conselheiro de Literatura Dori Carvalho coordenou os trabalhos. Os debates versaram, dentre outros assuntos, sobre formação de leitores e incentivos aos escritores.
|