Documento sem título






 











Pfizer fecha acordo para versões baratas de pílula contra Covid-19



Pfizer fecha acordo para versões baratas de pílula contra Covid-19

16/11/2021




A Pfizer fechou um acordo de licenciamento que permitirá a fabricantes de medicamentos genéricos produzir versões baratas de sua pílula contra a Covid-19 para 95 países de renda baixa e média, uma medida semelhante à anunciada pela Merck & Co.

 

 

 

 

Em comunicado na terça-feira, a Pfizer disse que assinou um acordo com o Pool de Patentes de Medicamentos, apoiado pelas Nações Unidas, para licenciar a pílula experimental a fabricantes de genéricos que podem fornecê-la a países que respondem por cerca de 53% da população mundial. O medicamento ainda aguarda a autorização de reguladores.

 

 

A Pfizer não receberá royalties das vendas em países de baixa renda, como também da comercialização para nações de renda média cobertas pelo pacto, desde que a Covid-19 seja classificada como emergência de saúde pública, de acordo com o comunicado.

 

 

O acordo poderia ajudar a reforçar o acesso a uma nova e potente ferramenta de combate ao coronavírus. Ao contrário da exótica tecnologia de RNA mensageiro da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, as técnicas químicas usadas para fabricar pílulas são maduras e estabelecidas há muito tempo, e várias empresas de genéricos podem produzi-las a baixos custos.

 

 

 

A Pfizer está sob considerável pressão para licenciar a tecnologia desde que anunciou resultados promissores de ensaios clínicos no início deste mês.

 

 

 

Reduz internações

 

Comprimidos altamente eficazes que podem ser tomados ao primeiro sinal de infecção são considerados cruciais para manter a pandemia sob controle. O medicamento da Pfizer reduziu internações e mortes em 89% em um grande estudo com pacientes de alto risco, disse a empresa neste mês.

 

 

A Pfizer entrou com pedido de autorização emergencial nos Estados Unidos e planeja obter autorizações em outros países em breve.

 

 

“São medicamentos que podem salvar vidas”, disse Charles Gore, diretor executivo do Pool de Patentes de Medicamentos. “Quanto mais cedo pudermos lançá-los, mais pessoas não precisarão ir ao hospital e não morrerão.”

 

 

Além de países de renda baixa e média-baixa, o pacto inclui alguns países de renda média-alta na África Subsaariana, bem como nações que fizeram a transição do status de renda média-baixa para média-alta nos últimos cinco anos, segundo a Pfizer e o Pool de Patentes de Medicamentos.

 

 

Com informação da Bloomberg

Compartilhe

<p>Pfizer fecha acordo para versões baratas de pílula contra Covid-19</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp