Foto: Arquivo pessoal
MANAUS/AM - A pesquisadora Mayla Gabriela Silva Borba, do Programa de Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (PPGMT/UEA), está entre as vencedoras do prêmio Capes – Elsevier. Promovido pela Elsevier e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/ MEC), o reconhecimento consagrará 15 pesquisadoras que se destacaram pela contribuição de impacto em diferentes áreas de conhecimento no período de 2019 a 2023. A cerimônia será realizada no dia 6 de novembro, em Brasília.
As vencedoras foram selecionadas a partir do indicador de citações ponderadas por disciplina, que mede o impacto de um trabalho em relação a outros do mesmo tipo (i.e.: artigos são comparados com artigos), da mesma disciplina e do mesmo ano de publicação, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica e de métricas, SciVal, da Elsevier. Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25 de setembro de 2024. Além do indicador, foi analisado o número mínimo de 5 publicações na disciplina indicada nos últimos 5 anos (2019-2023).
De acordo com o último relatório sobre equidade de gênero na pesquisa, publicado pela Elsevier (Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024), o Brasil é o terceiro país com maior participação feminina na pesquisa, atrás apenas da Argentina e de Portugal. O percentual de mulheres entre os autores de publicações científicas no país passou de 38%, para 49%, em 2022.
Classificação geral
As pesquisadoras vencedoras são Josiane Santama Monteiro, Mayla Gabriela Silva Borba, Flávia Regina Capellotto Costa (região Norte); Tatiana Baptista Gilbertoni, Nicole Leite Galvão, Fernanda Palhano-Fontes (região Nordeste); Symone Gomes Alcalá, Ana Maria Vasconcelos, Jéssica E. M. Farias (região Centro-Oeste); Tabata Aira Ferreira, Alessandra Goulart, Patrícia Vanzella (região Sudeste); Sandra C. Müller, Maria Inês Schmidt, Mary Rute Esperandio (região Sul).
*Fonte: UEA
|