Documento sem título






 











Paraguai assume presidência pro tempore do Mercosul



Paraguai assume presidência pro tempore do Mercosul

17/12/2021




O Paraguai assumiu a presidência semestral do Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) nesta sexta-feira (17) , no marco da celebração dos 30 anos do bloco.

 

 

O Paraguai assumiu a presidência pro tempore do Mercosul 

 

 

Na cúpula virtual se falou sobre a situação e as perspectivas do processo de integração regional, além das atividades de relações externas do bloco.

 

 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, desejou muita força e expressou seu apoio ao presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez , em seu discurso, antes da transferência do comando.

 

 

Por sua vez, Abdo Benítez expressou no encerramento da 59ª Cúpula do Mercosul seu compromisso de trabalhar de forma coordenada nestes seis meses para aprofundar os laços de integração da Região e desburocratizar os processos de integração, “buscando a prosperidade dos povos e continuar fortalecer a defesa da democracia, da liberdade, do Estado de Direito e da defesa dos direitos humanos”.

 

 

Pedido de abertura das fronteiras

 

O Paraguai abriu a Cúpula do Mercosul com um pedido de abertura total das fronteiras à Argentina, considerando que ainda existem travessias de fronteira fechadas pelo país vizinho para a entrada de pessoas, no marco da pandemia do coronavírus.

 

Da mesma forma, o presidente paraguaio anunciou os temas a serem tratados durante sua presidência pro tempore, inclusive a tarifa externa comum, que é um dos pontos solicitados pelos países membros do Mercosul.

 

 

Abdo também indicou que durante a presidência do Paraguai do bloco regional, será dado impulso aos projetos de interligação fluvial e rodoviária.

 

 

Colômbia emitiu alerta humanitário para colapso na segurança alimentar. Segundo a Ouvidoria, há dificuldade de mobilização de alimentos em 29 das 32 secretarias do país

 

 

Segundo informações publicadas pela rádio Caracol devido aos bloqueios das estradas no país, que há um mês enfrenta onda de protestos e violência, o segundo maior produtor de café tipo arábica está em alerta humanitário devido ao colapso na segurança alimentar.

 

 

Redação com informação do UH

Compartilhe

<p>Paraguai assume presidência pro tempore do Mercosul</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp