O papa Francisco nomeou três mulheres, duas freiras e uma leiga, para um comitê anteriormente exclusivamente masculino que o aconselha na escolha dos bispos do mundo. As informações foram divulgadas pelo Vaticano nesta quarta-feira (13).
O pontífice havia divulgado a decisão em uma entrevista exclusiva à Reuters no início deste mês, explicando que queria dar às mulheres mais cargos de alto nível na Santa Sé.
As três mulheres são a irmã Raffaella Petrini, atual vice-governadora da Cidade do Vaticano, a freira francesa Yvonne Reungoat e a leiga Maria Lia Zervino, chefe da associação de organizações católicas de mulheres UMOFC.
No ano passado, ele nomeou a freira italiana Irmã Alessandra Smerilli para a posição número dois no escritório de desenvolvimento do Vaticano, que lida com questões de justiça e paz.
Além disso, Francisco nomeou Nathalie Becquart, membro francês das Irmãs Missionárias
Xaviere, como subsecretária do Sínodo dos Bispos, que prepara grandes reuniões dos bispos mundiais realizadas a cada poucos anos.
As mulheres leigas que já ocupam cargos importantes no Vaticano incluem Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus do Vaticano, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano. Ambas foram nomeadas por Francisco.
Com informação da CNN Brasil
|