Documento sem título






 











Papa Bento XVI morre aos 95 anos e pede perdão em seu testamento espiritual



Papa Bento XVI morre aos 95 anos e pede perdão em seu testamento espiritual

02/01/2023




O último dia do ano de 2022 começou com uma triste notícia com a morte do Papa Emérito Bento XVI . Aos 95 anos, Joseph Aloisius Ratzinger disse adeus a este mundo, deixando um testamento espiritual no qual pedia "perdão sincero" àqueles que possa ter prejudicado ao longo de sua vida.

 

 

 

Da mesma forma, exorta a Igreja a “manter-se firme” na fé diante das diversas propostas filosóficas e científicas que buscam combatê-la.

 

Um testamento que já foi divulgado pela Santa Sé em alemão e italiano . O texto foi redigido por Bento XVI em agosto de 2006, um ano depois de ter iniciado sua carreira como pontífice . “A todos aqueles a quem prejudiquei de alguma forma, peço desculpas do fundo do meu coração”, diz o referido documento intitulado “Meu testamento espiritual”.

 

Nela, ele agradece a Deus por tê-lo guiado em alguns "momentos de confusão" que teve na vida . “Em retrospectiva, vejo e entendo que até os troços escuros e cansativos deste caminho foram para a minha salvação e que foi precisamente neles que ele me guiou bem”, explica o pontífice entre 2005 e 2013 . Sua capela funerária começará nesta segunda-feira, enquanto seu funeral acontecerá na próxima quinta-feira.

 

Graças aos seus pais

 

Da mesma forma, o Papa Bento XVI aproveitou para recordar a figura de seus pais e seus irmãos Maria e Georg em um contexto complicado para o país, uma Alemanha entre as guerras em 1927 , quando o país caminhava para o nazismo.

 

“À custa de grandes sacrifícios, com o seu amor prepararam para mim uma casa magnífica que, como uma luz clara, ilumina todos os meus dias até hoje .”

 

Além disso, ele expressa sua gratidão aos "muitos amigos, homens e mulheres" que o acompanharam ao longo de sua vida, aos professores e alunos que teve, ao seu país e à sua Baviera natal. Precisamente, o povo alemão envia uma mensagem diretamente. “Rezo para que a nossa terra continue a ser de fé e peço-vos, queridos compatriotas: não vos deixeis desviar da fé, não vos deixeis confundir ”.

 

Crítica da ciência

 

Em relação à fé, o Papa Bento XVI a defende em um apelo contra as interpretações filosóficas e científicas . “Muitas vezes parece que a ciência (as ciências naturais, por um lado, e a pesquisa histórica, por outro) são capazes de oferecer resultados inequívocos diante da fé católica . Tenho visto as transformações das ciências naturais desde os tempos antigos e pude verificar como, ao contrário, as aparentes certezas contra a fé se desvaneceram, demonstrando não ser ciência, mas apenas interpretações filosóficas aparentemente ligadas à ciência”.

 

Com informação da Europa Press

Compartilhe

<p>Papa Bento XVI morre aos 95 anos e pede perdão em seu testamento espiritual</p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp