Documento sem título






 











PL do deputado Roberto Cidade incentiva a pesquisa científica na rede básica de educação do AM 



PL do deputado Roberto Cidade incentiva a pesquisa científica na rede básica de educação do AM 

24/07/2024




PL de Roberto Cidade visa ampliar o acesso dos estudantes da rede pública à iniciação científica - Foto: Divulgação

 

MANAUS/AM - Para reforçar a importância da pesquisa e da ciência, especialmente no mês em que se comemora o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou o Projeto de Lei (PL) nº 73 de 2023. De autoria do deputado, o PL incentiva o ensino e a pesquisa científica na rede básica de educação do Estado, visando ampliar o acesso dos estudantes da rede pública à iniciação científica.

 

“A pesquisa científica é um instrumento de grande importância para a construção e propagação do conhecimento, contribuindo para a promoção de atividades tecnológicas e sendo uma estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É uma área que requer investimentos e ações que a fortaleçam e estimulem. Com o desenvolvimento da ciência, pesquisa e tecnologia, nossos estudantes tendem a construir um futuro melhor para eles e para a sociedade”, afirmou o deputado.

 

Objetivos do Projeto de Lei

 

De acordo com o projeto, os estudantes da educação básica da rede pública estadual de ensino serão estimulados à iniciação científica através de diversas ações, incluindo:

 

- Protagonismo Estudantil: Incentivo à participação ativa dos alunos no processo de construção e reconstrução de conhecimento.
 

- Promoção do Ensino-Aprendizagem: Atividades relacionadas ao campo científico para enriquecer o processo educativo.
 

- Ampliação do Estudo e da Pesquisa: Fomento ao estudo, pesquisa, ciência, inovação e desenvolvimento de competências.
 

- Pluralismo de Ideias: Promoção de diversas concepções pedagógicas e ideias.
 

- Desenvolvimento Econômico e Social: Uso de atividades científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento do Estado.
 

- Debates e Produção de Conhecimentos: Estímulo à realização de debates e produção de novos conhecimentos entre os estudantes.
 

- Divulgação da Ciência: Fortalecimento da divulgação científica e valorização da cultura científica.
 

- Resolução de Problemas Sociais: Incentivo à participação criativa na resolução de problemas sociais e na melhoria da qualidade de vida.

 

“A participação dos estudantes no grupo de atividades será de caráter facultativo e gratuito, mas acredito que todos terão interesse em fazer parte dele. Essa demanda surgiu de solicitações de alunos que reconhecem a importância de manter habilidades que reflitam em oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, acrescentou o deputado.

 

Benefícios da Iniciação Científica

 

A iniciação científica é uma forma de pesquisa acadêmica na qual o estudante participa de um projeto de investigação orientado por um professor, servindo como primeiro contato com a construção do conhecimento científico e despertando o interesse pelo universo acadêmico. Por meio da pesquisa, o aluno adquire mais experiência dentro de sua área de atuação.

 

Investimentos do Governo em CT&I

 

Em alinhamento com o incentivo à pesquisa científica, o Governo do Amazonas anunciou na terça-feira (23) uma série de investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Com um total de R$ 12,9 milhões, 11 editais serão lançados para apoiar a formação de recursos humanos e projetos nas áreas de tecnologia, inovação, empreendedorismo de base tecnológica, bioeconomia e popularização da ciência. Desses, oito editais são inéditos e serão desenvolvidos tanto na capital quanto no interior do Amazonas.

 

*Com informações da Assessoria

Compartilhe

<p>PL do deputado Roberto Cidade incentiva a pesquisa científica na rede básica de educação do AM</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp