Documento sem título






 











Oscar 2023: a polêmica que pode desclassificar indicada a melhor atriz 



Oscar 2023: a polêmica que pode desclassificar indicada a melhor atriz 

04/02/2023




A indicação inesperada ao Oscar da atriz britânica Andrea Riseborough gerou debate em Hollywood. A campanha popular que defendeu sua nomeação para concorrer ao prêmio mais famoso do cinema quebrou alguma regra?

 

 

Foto: divulgação

 

 

Muitos observadores de premiações ficaram surpresos quando Riseborough foi indicada para melhor atriz na semana passada por sua atuação no filme To Leslie.

 

 

Não porque ela não merecesse (muito pelo contrário), mas por causa do quão incomum foi a campanha para sua indicação já que ela praticamente não esteve presente em premiações anteriores.

 

 

Nomes de peso como Gwyneth Paltrow, Edward Norton e Courteney Cox tentaram angariar apoio para Riseborough nos últimos dias da votação.

 

 

Mãe alcoólatra

 

A atriz, nascida em Newcastle, no nordeste da Inglaterra, interpreta uma mãe alcoólatra que desperdiça seus salários na loteria. O filme foi muito elogiado pela crítica, mas é pouco conhecido do público.

 

 

Apesar dos esforços das estrelas terem sido bem-sucedidos, foram levantadas dúvidas sobre como a indicação de Riseborough foi alcançada e se alguns dos que fizeram campanha por ela quebraram alguma regra.

 

 

O Conselho da Academia indicou que o assunto fará parte da agenda em sua próxima reunião nesta terça-feira (31/01), depois que a diretoria da premiação foi inundada com ligações e e-mails sobre a inclusão da atriz.

 

 

Em um comunicado na sexta-feira, a Academia disse que seu objetivo é garantir que a premiação seja "conduzida de maneira justa e ética".

 

 

O órgão disse que queria confirmar que "nenhuma diretriz foi violada" e examinar "se mudanças nas diretrizes podem ser necessárias em uma nova era de mídia social e comunicação digital".

 

 

Concorrência

 

A Academia vai analisar se postagens que defendiam a nomeação de Riseborough também fizeram referência a seus concorrentes ao prêmio - algo estritamente proibido.

 

 

Segundo as regras, a Academia "não tolera quaisquer formas de comunicação pública por qualquer pessoa diretamente associada a um filme elegível que tente jogar luz negativa ou depreciativa sobre um filme ou realização concorrente".

 

 

"Em particular", acrescenta a norma, "qualquer tática que destaque 'a competição' por nome ou título é expressamente proibida" e punível com suspensão de um ano de inscrição para infratores primários.

 

 

Uma postagem do Instagram excluída desde então, que foi particularmente colocada sob os holofotes, foi publicada pela conta oficial de To Leslie.

 

 

O post citava um texto do jornalista Richard Roeper, crítico de cinema do jornal americano Chicago Sun-Times. "Por mais que eu admire o trabalho de [Cate] Blanchett em Tár, minha atuação favorita de uma mulher neste ano foi apresentada pela camaleônica Andrea Riseborough", dizia a publicação.

 

 

Embora não exista nenhum problema na opinião do jornalista, é possível que tenha havido delito por parte da campanha de To Leslie por escolher uma citação que comparava os trabalhos de Riseborough e de Blanchett.

 

 

Da mesma forma, a atriz Frances Fisher, conhecida por suas atuações em Titanic e 60 Segundos, citou outras candidatas a melhor atriz, como Blanchett e Michelle Yeoh, ao postar seu apoio a Riseborough.

 

 

Curiosamente, a própria Blanchett elogiou Riseborough - ao lado de outras atrizes - durante um discurso da premiação Critics Choice Awards.

 

 

Essas aparentes violações de regras poderiam muito bem ter sido cometidas inocentemente. É improvável que todos os membros da Academia e equipes de relações públicas estejam cientes de todas as regras de campanha do Oscar.

 

 

Independentemente disso, é improvável - embora não impossível - que Riseborough seja desqualificada da corrida de melhor atriz no Oscar. Já houve casos de indicações canceladas antes, embora nunca em uma categoria de atuação.

 

 

O lobby é historicamente uma das violações de regras mais comuns que resulta em uma indicação cancelada. Embora seja permitido promover e anunciar a si mesmo ou ao seu filme, não é permitido entrar em contato pessoalmente com os jurados da Academia por telefone.

 

 

Com informação da BBC News

Compartilhe

<p>Oscar 2023: a polêmica que pode desclassificar indicada a melhor atriz</p>

<p> </p>

 
Galeria de Fotos
 










 
   
   
Whatsapp